A possibilidade de reabertura do comércio de Patos

By | 13/04/2020 9:34 am

 

(Luiz Gonzaga Lima de Morais)

 

Entidades representativas do comércio patoense estão pleiteando da prefeitura de Patos que autorize uma maior abertura do comércio local. Uma das alegações é que seriam poucos os casos de coronavírus na cidade.

O prefeito Ivanes Lacerda teria acenado com a possibilidade de abertura dos estabelecimentos, a partir da próxima quinta-feira, só no horário da manhã, mas condicionando a uma consulta ao Conselho Regional de Medicina. Não sei se o CRM vai se pronunciar sobre a questão ou vai mandar consultar a Secretaria de Estado de Saúde, a autoridade responsável pelo controle da situação no Estado, já que o próprio STF reconheceu este direito aos Estados.

O pleito dos empresários é dos mais justos. Querem minimizar prejuízos e garantir empregos, mas ao nosso ver pode ser uma temeridade. Principalmente por que, as estatísticas sobre o número de acometidos no Estado talvez não sejam confiáveis. A própria Secretaria de Saúde andou reconhecendo isto no Estado. Por essa razão pode estar havendo subnotificação com relação aos casos de Patos, como estaria havendo com relação ao Estado.

Em consequência disso, se houver um recrudescimento dos casos de transmissão do coronavírus a nível local, prefeito e empresários podem ser moralmente responsabilizados por isso.

Além disso, os empresários que abrirem os seus estabelecimentos ficam na obrigação de protegerem não só os seus empregados como os seus clientes.

Por outro lado, a abertura do comércio, pode passar para a população a ideia de que o coronavírus não mais representa perigo e começar a relaxar nos cuidados de prevenção o que poderia ser fatal para muita gente.

E aqui um lembrete. O empresário que abrir o seu estabelecimento está moralmente obrigado a fornecer aos seus empregados, todos os equipamentos de segurança determinados pelas autoridades sanitárias, evitar que haja aglomerações em seus estabelecimentos e orientar os seus clientes a também usarem os equipamentos para evitar contágio.

E por fim uma dúvida. Será que vai compensar para os empresários manterem os seus estabelecimentos abertos? Será que vai haver clientes suficientes para justificar o sacrifício dos donos dos estabelecimentos e de seus colaboradores?

Concluindo. Um alerta final para todos. Se o comércio for reaberto e você precisar realmente fazer alguma compra, tome todas as precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias. Não saia de casa, sem máscaras. Fique distante de clientes e atendentes das empresas, como sugerido pelas autoridades. Ao voltar para casa, troque de roupa e se higienize. Não esqueça que o pior que pode acontecer é você levar para a sua família qualquer possibilidade de contágio.

As mesmas precauções devem ser tomadas pelos empresários que forem para seus estabelecimentos e os seus colaboradores. A volta para casa deve ser cercada de todos os cuidados. Pelo bem de suas famílias.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *