(G1/PB com Secretaria Estadual de Saúde)
O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde, atualizou na tarde desta quinta-feira, 16 de abril, os números de casos de COVID-19. A atualização foi feita no final da tarde.
A Paraíba está com 195 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quinta-feira (16). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 26 no estado desde o início da pandemia.
Veja os números.
Casos Confirmados: 195
Casos Descartados: 979
Óbitos confirmados: 26
Casos recuperados: 80
Dos 195 casos confirmados até esta quinta, 16 de abril, 80 já se recuperaram, 26 óbitos e 26 estão hospitalizados, 9 deles em leitos de UTI. Os demais se recuperam em isolamento domiciliar acompanhados pelas secretarias municipais de saúde.
Os casos estão distribuídos em 14 municípios: João Pessoa (142), Santa Rita (17), Campina Grande (8), Cabedelo (7), Bayeux (6), Junco do Seridó (3), Patos (5), Serra Branca (1), Sapé (1), Sousa (1), Igaracy (1), Taperoá (1), São João do Rio do Peixe (1) e Pombal (1).
Dos óbitos confirmados nesta quinta, trata-se:
Homem, 67 anos, morador do município Campina Grande, portador de câncer. Estava internado em unidade pública vindo a óbito em 15/04.
Homem, 42 anos, residente do município de Patos. Portador de Câncer. Estava internado em hospital público e veio a óbito no dia 12/04
No momento, 75 pessoas estão internadas com notificação de suspeita para Covid-19, sendo 57 em enfermaria (32 público/ 25 privado) e 18 na UTI (10 público/ 8 privado). Os demais casos hospitalizados e com resultado não detectável seguem em investigação para demais vírus.
Comentário nosso – Segundo familiares de Adriano Souto Gomes, outro patoense que faleceu vítima de coronavírus, ele estava internado no Laureano, há cerca de vinte e dois dias e entrara ali com diagnóstico de leucemia, mas sem nenhum sintoma de coronavírus. Foi internado no mesmo apartamento em que foi também internado o campinense que morreu algum tempo depois dele. O campinense também foi vitima do vírus. Embora seja dado como um segundo caso de vítima oriunda de Patos, onde residia, acham os parentes que Adriano contraiu o vírus no próprio Laureano. Não tivemos conhecimento de que os parentes de Adriano residente em Patos estivessem sendo monitorados como prevenção. (LGLM)