Coordenador do DNOCS da Paraíba garante que fissuras no sangradouro do açude Jatobá não oferecem risco de rompimento (veja comentário no final da matéria)

By | 26/04/2020 6:16 am

 

(Com informações do Patos Online)

 

Diante da situação,  o Coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, na Paraíba, Alberto Gomes,  informou que os técnicos do DNOCS apontaram em relatório que mesmo com as pequenas anomalias, o risco de rompimento das barragens e açudes de responsabilidade do DNOCS na Paraíba é mínimo. Mas confirmou que após o período intenso de chuvas será feito um reparo em todos os mananciais.

Ainda sobre as fissuras no açude Jatobá, ele explicou que trata-se de uma falha no revestimento do sangradouro, e que pelo volume pequeno de água que está vazando, não existe qualquer perigo de rompimento. Após o período de sangria, Alberto garantiu que os reparos serão realizados.

 

Comentário nosso – O risco maior para uma represa é na parede. No caso de barragens toda a segurança está no seu maciço de pedra, concreto e cimento. Uma fissura aí dependendo de sua extensão pode colocar em risco o maciço. No caso de açudes, o perigo é na parede de barro. O sangradouro é uma garantia, de pedra, concreto e cimento que pode até ser descartado em caso de a parede de terra ficar ameaçada, por exemplo com um volume dágua que ameace transbordar por cima dela. Nestes casos o remédio de emergência é “arrombar” o sangradouro. Por estes motivos aquelas fissuras no sangradouro do Jatobá não ameaçam o açude em si. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *