A coordenadora geral do Complexo Hospitalar Regional de Patos, Liliane Sena, informou nesta sexta-feira, dia 24, que aquela casa de saúde já está com a área de isolamento em pleno funcionamento para atender pacientes com sintomas respiratórios, além de casos suspeitos ou casos confirmados para o Covid-19.
Ainda segundo ela, também foi criada uma área verde de urgência com uma equipe completa e capacitada para acolher esses pacientes. Após o atendimento, o paciente pode ficar internado, em isolamento familiar, ou ainda receber alta, dependendo da avalição do médico de plantão.
No caso das internações, Liliane Sena explicou que o hospital possui 12 leitos de enfermaria e específicos para o atendimento aos pacientes de Covid-19. Além disso, ela confirmou a existência de 5 leitos equipados para tratamento intensivo, inclusive com ventiladores mecânicos.
Ela também adiantou que o governo do estado pretende muito em breve ampliar os 5 leitos de terapia intensiva para 20. Os leitos de enfermaria também serão ampliados, de acordo com Liliane Sena.
Comentário nosso – Esperamos que seja realmente ampliado o equipamento do hospital para enfrentar o coronavírus. Com relação à grande área do Sertão que tem Patos como referência, os vinte leitos para terapia intensiva prometidos podem se tornar insuficientes em pouco tempo. Esperamos que o Complexo Hospitalar Regional de Patos esteja preparado o mais rápido possível para enfrentar a pandemia, ou que ela não nos alcance com a intensidade temida. Mas é melhor prevenir do que remediar. A falta de leitos de terapia intensiva pode resultar em mortes desnecessárias. (LGLM)