Defensoria Pública em Patos alerta população para a necessidade de cumprimento do isolamento social (veja comentário no final da matéria)  

By | 26/04/2020 6:22 am

(Assessoria)

O Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) em Patos emitiu uma Nota Pública alertando a população para a necessidade do cumprimento do isolamento social, conforme determinam as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A nota lembra que o número de casos do novo coronavírus cresce a cada dia, somando, até o dia 22 de abril, oito casos de contaminação, com dois óbitos.

 

NOTA PÚBLICA À POPULAÇÃO DE PATOS/PB

A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA – Núcleo de Patos, vem a público manifestar solidariedade ao povo de Patos e reforçar a NECESSIDADE DE QUE A POPULAÇÃO DE PATOS/PB CUMPRA O ISOLAMENTO E FIQUE EM SUAS CASAS, respeitando o isolamento social, conforme determinam as orientações da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE/OMS.

 

O número de casos do Corona vírus na cidade de Patos/PB cresce a cada dia, somando, até o dia 19 de abril, 8 (oito) casos de contaminação, com (2) dois óbitos.

 

Preocupam igualmente os efeitos da pandemia sobre o trabalho de cada cidadão patoense e na economia local.

 

No entanto, sem o aumento da oferta de testes à população, da quantidade de leitos e da capacidade de tratamento dos doentes aqui em Patos, não há como se garantir que a volta do comércio não colocará muitas vidas em risco. Um trabalhador que contrai o vírus não só deixa de trabalhar, como ainda pode contaminar toda sua família.

 

Nesse sentido, vale lembrar que o sistema de saúde de Patos conta atualmente com 6 (seis) leitos de UTI para atender uma população de mais de 100.000 (cem mil) pessoas, que abrange toda a cidade de Patos e região, quando a recomendação da OMS, desde antes da pandemia, era que tivesse, pelo menos, 1 (um) leito para cada 10 (dez) mil habitantes.

 

Desse modo, o retorno generalizado e precipitado à normalidade das atividades econômicas poderia levar ao colapso do sistema de saúde de Patos, em um momento em que a prioridade é salvar vidas! .

 

Nesse sentido, a Defensoria Pública reconhece, como alternativa a essa situação de caos, um isolamento em que as pessoas possam manter suas necessidades básicas, já que valores como saúde e vida são inegociáveis. Assim, entende como correta e também responsável a publicação do Decreto n. 017/2020 da Prefeitura Municipal de Patos, que manteve as medidas de prevenção de contágio ao COVID-19.

 

A ÚNICA FORMA DE CONTER A PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19 E EVITAR O COLAPSO DO SISTEMA DE SAÚDE, NESSE MOMENTO, É O ISOLAMENTO SOCIAL.

 

Seguindo nesse posicionamento e com responsabilidade com a saúde da população de Patos/PB, a Defensoria Pública segue tomando providência e REITERANDO À POPULAÇÃO O APELO PARA QUE FIQUE EM SUAS CASAS, mantendo o isolamento social.

 

Comentário nosso – Tem toda a razão a Defensoria Pública. Sem equipamentos suficientes para o enfrentamento hospitalar da pandemia, sem testes massivos da população para saber quem pode continuar circulando sem levar riscos para o restante da população, não se pode pensar em liberar as atividades, suspendendo o isolamento. Mesmos os assintomáticos podem ser veículo de transmissão do vírus e ninguém sabe pela cara que está contaminado ou não. É ruim a paralização das atividades, com as consequências econômicas que isso traz, mas defunto não precisa de emprego, e o consolo de uma pensão para a viúva e os filhos não é bastante para atenuar a dor da perda de um ente querido. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *