(Jozivan Antero, no Patos Online)
A redação do Patosonline.com teve acesso a gravações que foram feitas durante reunião que aconteceu na última segunda-feira, dia 27, na Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP) entre o prefeito interino de Patos, Dr. Ivanes Lacerda, e os empreendedores que buscam mais flexibilização para funcionamento do comércio e serviços em Patos.
O clima da reunião foi tenso, pois existe uma pressão muito grande para que o comércio, serviços e as indústrias funcionem dentro certa normalidade mesmo diante da pandemia do COVID – 19, que impôs regras de funcionamento e até fechamento de empresas na sociedade.
Em determinado momento da reunião, o prefeito foi agredido verbalmente por um empresário pré-candidato a vereador. O empresário buscava chamar a atenção e foi desrespeitoso como prefeito interino de Patos. As agressões foram confirmadas pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Patos, que estava na reunião.
Comentário nosso – Comportamento desta natureza mostra o despreparo destas pessoas para o convívio democrático. O prefeito sente o problema do comerciante preocupado com o seu negócio, mas ele está sujeito às determinações legais, e ao controle de entidades da área sanitária, da área judicial e da área administrativa estadual. Nenhum prefeito pode se insurgir contra um decreto do Governador, a menos que este tomasse alguma medida francamente ilegal. Mas o governador está obedecendo aos ditames legais, aos parâmetros ditados pelas autoridades sanitárias. O aumento dos casos de contaminação pelo COVID 19 se deve justamente àquelas pessoas que não obedecem ao isolamento social e às medidas de prevenção determinadas pelas autoridades sanitárias como o uso de máscaras e os cuidados com a higiene pessoal. E além de demonstrar a falta de educação democrática, comportamentos desta natureza terminam dando margem a críticas desmerecidas às lideranças partidárias a que dizem seguir. O eleitor consciente saberá separar o joio do trigo. E a resposta será o repúdio aos que não estão à altura do momento político. Ouçam durante o programa o comentário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que profeticamente se dirigia a gente dessa natureza, em música de sua autoria com parceria de José Clementino.(LGLM)