(Patosonline.com)
O último levantamento da Secretaria de Estado da Saúde-SES, coloca o município de Patos na quinta colocação entre os municípios paraibanos, quanto ao quantitativo de casos do novo coronavírus, segundo levantamento desta sexta-feira, 08, da Secretaria de Estado da Saúde. O município registra seis mortes até agora.
Com 65 casos confirmados ou 3,2% dos 2.030 notificações registradas na Paraíba, Patos superou as notificações de Bayeux (62), Sapé e Guarabira, (60), e só perde no quantitativo de casos confirmados para os municípios de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande e Cabedelo.
Com 107.605 habitantes, segundo a última estimativa populacional do IBGE, a Capital do Sertão apresenta a média de um caso positivo de covid-19 para cada 1.655 habitantes.
João Pessoa concentra 1.062 pacientes notificados com covid-19, (52,31%) dos casos positivos do estado e a média de uma notificação a cada 762 habitantes.
Santa Rita tem 169 notificações, (8,30%) no universo estadual, o equivalente a um caso registrado a cada 808 habitantes.
O município de Campina Grande aparece com 89 registros, ou 4,38% das notificações do estado, e média de uma notificação para cada 4.603 habitantes.
Em quarto lugar está Cabedelo, que tem 82 notificações e a média de um registro para cada 826 habitantes, segundo levantamento.
Comentário nosso – Este quinto lugar de Patos, é doloroso, mas tem sua lógica. Afinal somos a quarta maior população do Estado e se, Bayeux está em nossa frente em número de contaminações, apesar de ter uma população 10.000 habitantes menor, talvez seja pela proximidade com João Pessoa e pelo fato de grande parte de sua população trabalhar na capital, onde está o maior foco de contaminação do Estado. Agora o que mais me preocupa é que estes números, do Estado de modo geral podem ser muito menores do que os números reais, uma vez que só são contados os casos que foram testados e muita gente pode estar contaminada e circulando por aí sem teste, o que mais se agrava com a resistência de grande da população ao isolamento social. Deve servir de exemplo, algumas cidades onde está se decretando o “lockdown”, o isolamento mais severo que praticamente isola o cidadão, na marra. Quem está circulando por aí, desnecessariamente, sem tomar nenhuma das precauções recomendadas, pode sofrer dois castigos: ser contaminados e até ser preso por estar circulando desnecessariamente pelas ruas. Várias cidades do país já estão sob “lockdown” com recomendação inclusive para o Rio de Janeiro também ser obrigado a adotar. (LGLM)