Toffoli pauta ação contra inquérito das fake news para o dia 10 de junho

By | 07/06/2020 7:56 am

 

(Ana Pompeu e Hyndara Freitas, no site Jota Info)

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, pautou para julgamento do plenário na quarta-feira da próxima semana (10/6) a principal ação que questiona o inquérito das fake news. Trata-se da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 572.

 

É no âmbito deste inquérito que parlamentares, blogueiros e empresários bolsonaristas foram alvo de buscas e apreensões determinadas por Alexandre de Moraes. O fato intensificou a crise entre os Poderes e levou o presidente Jair Bolsonaro a dizer que “ordens absurdas não se cumprem”.

 

Mais cedo, o ministro Luiz Edson Fachin, relator do caso, incluiu no plenário virtual outras ações de sua relatoria que questionam o inquérito. O ministro incluiu os processos na sessão que começa no dia 12 de junho e vai até 19 deste mês. Ele remeteu a ADPF 572 ao plenário desde o ano passado, e na última quinta-feira (28/5) reiterou o pedido para que o presidente Dias Toffoli paute o processo.

 

A ação, ajuizada pela Rede Sustentabilidade, pede a declaração de inconstitucionalidade da portaria que instaurou o inquérito. Neste mesmo processo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou o trancamento da investigação até que o plenário fixe balizas sobre as investigações e diligências. O resultado do julgamento terá repercussões na relação entre o Planalto e o STF.

 

Na sexta-feira (29/5), a própria Rede pediu a a extinção, sem resolução de mérito, do processo. Mas como a ADPF é uma ação de controle de constitucionalidade, ainda assim a ação deve ser julgada.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *