Brasil passa Reino Unido e se torna o 2º país com mais mortes por Covid-19 (Folha de São Paulo)

By | 14/06/2020 10:51 am

 

O Brasil atingiu nesta sexta-feira (12) a marca de 41.901 pessoas mortas por Covid-19. Com isso, o país é o segundo com mais óbitos devido à pandemia do novo coronavírus, apenas atrás dos Estados Unidos, que acumulam mais de 100 mil mortes.

 

Foram 24.255 novos casos e 843 mortes registradas nesta sexta-feira em todo pais.

Os dados do Brasil foram compilados pelo consórcio entre Folha, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL, em balanço divulgado às 20h desta sexta-feira (12). O levantamento é feito com a coleta de dados das Secretarias de Saúde dos estados.

A comparação com os outros países e feita levando em consideração os dados consolidados pela Universidade Johns Hopkins, dos EUA. Até esta sexta, a instituição contabilizava mais de 7 milhões de casos do novo coronavírus em todo mundo e 423 mil mortes.

 

O país chegou a marca de mais de 40 mil mortes menos de três meses após o primeiro óbito por Covid-19, no dia 16 de março, em São Paulo. O primeiro caso de paciente com o diagnóstico da doença foi confirmado em 25 de fevereiro.

 

Desde maio, o Brasil já é segundo o país com mais casos registrados de Covid-19. Atingiu a marca no dia 22 com 330 mil pessoas contaminadas. O número mais do que duplicou, e o país já supera os 829 mil casos confirmados, atrás apenas dos EUA, com mais de 2 milhões de casos.

 

Na sua décima quinta semana de pandemia, o Brasil tem uma taxa de 19 mortos por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortos e está cinco semanas adiante na pandemia, e o Reino Unido, que está em sua décima nona semana, têm 34,4 e 62 mortos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

 

Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 1,7 morte por 100 mil habitantes.

 

A iniciativa do consórcio de veículos de compilar e divulgar os dados sobre Covid-19 é uma resposta a atitudes recentes do governo Jair Bolsonaro, que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins, retirou informações do ar, deixou de divulgar totais de casos e mortes e divulgou informações conflitantes.

 

Após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, o portal do Ministério da Saúde que reúne dados sobre a epidemia voltou a informar nesta terça o total de mortes e casos acumulados até o momento. As informações haviam sido tiradas do ar na sexta (5).

 

Divulgação de dados da Covid-19 à imprensa em 14 de abril, na gestão de Luiz Henrique Mandetta; quadro traz aumento percentual diário Ministério da Saúde

 

Nesta sexta (12), o Ministério da Saúde divulgou pouco antes das 19h o balanço oficial da Covid-19. Segundo a pasta, foram registradas 909 mortes nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos para 41.828.

 

O governo também apontou 25.982 novos casos do novo coronavírus computados entre esta quinta e sexta-feira. O total de casos confirmados no país subiu para 828.810.

 

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *