O advogado José Augusto Meireles, responsável pela defesa do prefeito afastado de Patos, Dinaldo Medeiros Wanderley Filho, (Dinaldinho), concedeu entrevista exclusiva ao jornal Notícias da Hora da Rádio Universidade FM, 105.1 e disse que a defesa do prefeito irá se posicionar oficialmente após a publicação do acórdão do julgamento desta quarta-feira, 17, onde o pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba-TJPB, que rejeitou o recurso da defesa para que Dinaldinho retornasse ao cargo.
Meireles disse ao jornalista Ítalo Lacerda, que a defesa irá estudar o conteúdo da decisão, respeitando a vontade do próprio Dinaldinho em relação a um novo recurso.
Ele esclareceu que o processo está sendo iniciado nesse momento, uma vez que Dinaldinho ainda não foi citado, tendo como principal discussão as medidas cautelares que determinaram o afastamento do prefeito do cargo, em 14 de agosto de 2018.
Ele classificou a demora na definição do processo como uma pena antecipada, e disse que “Dinaldinho está sofrendo uma inversão de valores constitucionais, pois está sendo considerado culpado antes do processo ser iniciado, fato que desrespeita a presunção de inocência”, uma vez que ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado do processo.
Ele acrescentou que o desenrolar do processo demonstra uma cassação dos direitos políticos do seu constituinte e do direito da população que o elegeu por meio do processo democrático.
Comentário nosso – A defesa de Dinaldinho tem todo direito de recorrer. E concordo integralmente com as razões que ele arrola em benefício do seu cliente. Mas acho muito difícil prosperar o recurso, pelo ambiente que se formou na Justiça estadual e nos tribunais superiores. Ao nosso ver, uma reversão é muito menos improvável do que foi a decisão da semana passada pelo tribunal de Justiça. Tomara que o nobre causídico obtenha sucesso e não se frustre mais uma vez a expectativas dos correligionários de Dinaldinho. Será uma vitória consagradora, capaz até de colocá-lo no páreo ou fazer dele um cabo eleitoral decisivo. (LGLM)