G1
Mais de um milhão de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no Brasil, segundo país no mundo a atingir a marca, depois dos Estados Unidos. Desde a primeira confirmação, em 26 de fevereiro, 1.038.568 pessoas testaram positivos — 55.209 casos foram confirmados nesta sexta-feira. No mesmo período, 49.090 morreram , sendo 1.221 óbitos notificados nas últimas 24 horas.
O número real de contaminados, no entanto, é bem maior, afirmam especialistas. A maior pesquisa realizada no país projeta seis vezes mais casos do que os confirmados — mantida da proporção, o Brasil teria agora cerca de seis milhões de infectados.
Pesquisadores alertam ainda que não há clareza sobre o pico da epidemia, já que o coronavírus avança de maneira diferente em cada região, e que o país está longe de atingir um nível de imunidade “de rebanho”, que impediria o vírus de circular em ritmo intenso.
O que foi dito: o presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar os impactos da pandemia e a reclamar da atitude de governadores.