(Jota Info)
Sinais de paz na relação entre o Executivo e o Judiciário, segundo destaca a colunista Mônica Bergamo, da FOLHA DE S.PAULO. Conforme a coluna, os ministros do STF “analisam que Jair Bolsonaro baixou as armas e parece de fato disposto a estabelecer diálogo permanente”. Sinais específicos foram considerados nessa avaliação, como a revogação de portaria do Ministério da Educação sobre cotas para minorias na pós-graduação de universidades federais.
Os principais jornais, em mais um ponto relacionado ao STF, noticiam a decisão tomada esta semana pelos ministros da corte, que consideraram inconstitucional a previsão de redução de salários de servidores públicos com a correspondente redução da jornada de trabalho desses funcionários. Os ministros também consideraram que o Executivo não pode reduzir o volume de verbas repassado aos demais Poderes em momentos de crise financeira.
Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro deu na quinta-feira mais uma sinalização de trégua na tumultuosa relação que vinha mantendo com o STF. Em cerimônia ao lado do presidente da corte, ministro Dias Toffoli, os jornais relatam que ele defendeu a “cooperação” com o Supremo. “Somente dessa forma, com paz e tranquilidade, e sabendo da nossa responsabilidade, que nós podemos colocar o Brasil naquele local que todo mundo sabe que ele chegará. (…) Obrigado a todos pelo entendimento, pela cooperação e pela harmonia”, afirmou Bolsonaro.