(Patos Online)
A autorização do Ministério da Infraestrutura (MInfra) para que o Governo da Paraíba efetue a licitação para contratar projetos e executar obras no Aeroporto Regional de Patos/PB, caiu como uma notícia positiva nesta semana, tendo em vista que tal projeto já se arrasta há vários anos.
Por outro lado, a notícia divulgada nos meios de comunicação geraram questionamentos da população no tocante ao Lixão de Patos, que fica localizado bem próximo ao local.
Para falar sobre como vai ficar a situação do Lixão, o secretário do Meio Ambiente, Silvio Moreira, disse que as etapas iniciais de construção do aeroporto da cidade de Patos não terão nenhum prejuízo em razão da existência do Lixão no local onde hoje está.
Silvio ainda esclareceu que após a construção da nova estrutura que será adequada aos novos padrões, ai sim será o momento de retirar o Lixão pra outro local, tendo em vista o risco causado pelas aves (urubus) que costumam sobrevoar aquela área, no tocante à decolagem dos aviões.
E ressaltou que a única problemática se resume ao fato da circulação os urubus, caso contrário, o Lixão poderia continuar naquela local.
Comentário nosso – O Secretário esquece que não basta transferir o lixão. A área atual do lixão deve ser urbanizada, ou pelo menos ser feito um trabalho de recuperação do terreno, com um aterramento do lixo ali existente de modo a desestimular a presença de animais e aves de rapina. E isto é um trabalho que demanda tempo. Não se pode deixar estas providências para depois da conclusão da reforma do aeroporto. Sob pena de o aeroporto ficar pronto e não poder ser utilizado. Ainda bem que resta pouco tempo para este secretário permanecer no cargo. Esperamos que o próximo prefeito já esteja pensando nas providências necessárias para tornar o novo aeroporto operacional. (LGLM)