(Blog do Jordan Bezerra)
O programa Paraíba Verdade da Rádio Arapuan Patos, comandado por Isaías Nóbrega, Fábio Diniz e Jota Barros, realizou uma enquete na manhã desta quinta-feira(16), a com a seguinte pergunta: Se a eleição fosse hoje em quem você votaria para prefeito de Patos.
A participação do ouvinte foi aceita apenas pelas linhas telefônicas, a pessoa se identificava com nome e onde morava e depois dizia seu voto. Durante 30 minutos votaram 112 pessoas.
Veja o resultado da enquete:
Dr.Ramonilson: 57 votos
Nabor Wanderley: 29 votos
Heber Tiburtino: 6 votos
Dr. Érico: 4 votos
Umberto Joubert: 4
Lenildo Morais: 3 votos
Dinaldinho : 2 votos
Déreis 2 votos
Jamerson Ferreira: 1 voto
Obs: Um ouvinte disse que não votava em ninguém.
Vale lembrar que nenhuma enquete tem valor científico, mas de toda forma é uma manifestação popular, cada um que tire suas conclusões.
Comentário nosso – Com todo respeito aos ilustres colegas da Arapuan, quase todas as enquetes realizadas na cidade são viciadas. Não dá para acreditar que meu velho amigo Derréis tenha mais votos do que Jamerson Ferreira, tanto quanto Dinaldinho e metade dos votos do Dr. Erico Djan. Não duvido de que haja na cidade grande número de eleitores que venham a preferir Dr. Ramonilson, mas a história recente de Patos não registrou um candidato que desse duas por uma no adversário mais próximo. E mesmo que a pré-candidatura do Dr. Érico Djan não esteja ainda firme, ele jamais estaria disputando um quarto lugar com Umberto Joubert e Lenildo Morais e com menos votos de que Heber Tiburtino, com todo o respeito que me mereçam todos eles. Uma enquete feita por telefone dá sempre margem a que os partidários de determinado candidato sejam mobilizados para se manifestarem com eleitores daquele candidato. A mesma coisa se diga de enquetes feitas pela internet. É muito fácil mobilizar quem esteja disposto a desvirtuar uma pesquisa deste tipo. Há uns cinquenta anos atrás, na época fazendo pesquisa de porta a porta pela rádio Espinharas, flagrei mais de uma vez candidatos arrebanhando amigos para inchar os seus votos nas pesquisas, obrigando-me a suspender a pesquisa para não desvirtuar o resultado, votando em determinados candidatos. Avaliem hoje quando há muitas formas de arregimentar quem queira participar de uma enquete dessas. É mais fácil uma enquete discreta feita no meio da rua dá certo do que uma enquete destas em programas de rádio e redes sociais. (LGLM)