DEM e MDB se afastam do centrão e complicam governo na Câmara

By | 02/08/2020 11:18 am

 

(Jota Info)

 

A reorganização das forças políticas na Câmara dos Deputados complica os esforços do Palácio do Planalto para organizar uma base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira, 27/07, o MDB e o DEM decidiram deixar o “blocão”, o maior grupo de partidos da Casa, liderado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) e que reunia também as siglas do centrão. O desembarque fez o agrupamento encolher de 221 para 158 parlamentares.

Na avaliação de líderes, o governo terá dificuldades de ganhar votações. No futuro próximo, serão analisados vetos de Bolsonaro ao novo marco regulatório do saneamento básico e à prorrogação da desoneração da folha de pagamento, entre outros assuntos de interesse do Planalto.

O que está acontecendo: a divisão tem como pano de fundo a disputa pela presidência da Câmara. Lira é o principal articulador da aproximação do governo com o centrão, e seguem com ele PL, PP, PSD, Solidariedade, PTB, Pros e Avante.

Enquanto isso, DEM e MDB estão mais próximos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assim como PSDB, Podemos e Cidadania.

Bastidores: deputados que pleiteiam o comando da Câmara estão sendo pressionados a mostrar independência do governo federal. Lira não é o único representante do centrão a tentar viabilizar seu nome na disputa.

 

Racha no blocão: o governo decidiu agir com cautela e deixar que os partidos resolvam disputas na Câmara que reduziu o maior bloco parlamentar em meio à articulação para formar base de apoio.

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *