Enquanto mundo se preocupa como vai ser a logística para transportar e aplicar a vacina contra o coronavirus, o Brasil ”não está nem aí”.

By | 02/08/2020 11:21 am
(Jota Info)

 

 

A corrida global por uma vacina contra a Covid-19 já ultrapassa os limites dos laboratórios e testes clínicos e avança sobre outro obstáculo: o desafio de distribuir as bilhões de doses necessárias. O assunto é considerado uma prioridade mundial.

No entanto, enquanto países ricos se preparam e formam parcerias para distribuir doses da vacina, o Ministério da Saúde brasileiro considera prematuro debater a logística ou os critérios de imunização.

A pasta avalia que o Brasil tem tradição em distribuir 19 tipos de vacinas diferentes pelo SUS, conhecimento que será utilizado no caso da Covid-19, quando um imunizante for desenvolvido.

Especialistas concordam que o país tem uma rede eficiente de vacinação, mas apontam desafios no caso da atual pandemia: é preciso garantir insumos e equipamentos em meio à corrida global e lidar com dificuldades de armazenamento e transporte das doses em um país continental.

Em foco: a vacina criada pela empresa Moderna em parceria com o governo dos Estados Unidos mostrou eficácia em teste com macacos, segundo estudo publicado ontem. O imunizante começou a ser testado em seres humanos.

A Organização Mundial da Saúde registrou novo recorde de contágios diários pelo Sars-Cov-2, sinal de que a pandemia segue em aceleração pelo mundo. Já são 17,4 milhões de infecções confirmadas, 292.527 nas últimas 24 horas. O Brasil é um dos países que lideram a disseminação do coronavírus no momento. O país chegou na sexta a 2.625.612 casos e 91.607 mortes.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *