Hoje é dos pais.
Quero aqui homenagear no meu pai, a todos os pais que nos escutam e aos pais dos que nos escutam, aos meus sogros, aos meus filhos que são pais e a todos os meus amigos que são pais. Meu pai, Antônio Torres de Morais, era um homem simples, de poucas letras e muita sabedoria. Tinha aprendido apenas o primeiro livro, como dizia naquela época, mas aprendera as quatro operações e sabia até resolver regra de três compostas. Começou como pesador no vapor de Cícero Torres, depois foi atendente de bodega na Quixaba, onde conheceu minha mãe, professora local de primeiras letras. Vindo morar em Patos foi garçon na Butijinha onde fez amizade com muitas pessoas gradas de Patos, amizades que persistiram durante toda a vida. Virou cambista e depois escriturário na Chave de Ouro. Na década de sessenta passou a ser comerciário no Armazém do Leão, função que depois exerceu ao mesmo tempo que era escrivão de polícia em São José de Espinharas até se aposentar. Com muito esforço encaminhou os filhos no estudo. Hoje os filhos estão formados, o que era raro nos pobres daquela época. Fátima é médica, Leda, professora e eu jornalista e advogado. Devo portanto a ele e minha mãe tudo o que sou na vida, pelo esforço que fizeram em me fazer estudar. Ele morreu há 23 anos, mas deixou um exemplo de integridade e interesse pela leitura que o acompanhou até a morte. Parabéns a ele e a todos os pais.
Vou ali e volto em breve
Conforme vimos anunciando este será o último programa que apresentaremos antes das eleições. De acordo com o que determina a legislação eleitoral. Durante este nosso recesso, o programa será apresentado pelo colega e companheiro, jornalista Genival Júnior, parceiro de Misael Nóbrega no excelente Notícias da Manhã e colaborador do Patos Online e do Blog da Revista da Semana, onde também continuará no nosso lugar. De amanhã em diante os senhores me verão e ouvirão, apenas em programas de rádio e televisão e nas redes sociais, em programas jornalísticos dos outros. Como pré-candidato até o início da campanha eleitoral e como candidato a partir de então. Depois das eleições voltaremos ao programa, se Deus quiser. Muito obrigado, por enquanto.
Faça o bem sem olhar a quem!
- Plante sementes de bondade e de amor, mas não se preocupe com os resultados futuros.
- Se não obteve o bem que você esperava, ou se o benefício não provocou a gratidão desejada, não se aborreça. Ajude e passe adiante!
- Lance as sementes ao solo, e deixe que cresçam e frutifiquem segundo as possibilidades do terreno. Aguarde o tempo…
- Mas, por enquanto, plante as sementes da bondade e do amor, por onde quer que você passe.
(Do livro “Minutos de Sabedoria”, de Carlos Torres Pastorino, publicado pela Editora Vozes)
E eu acrescentaria: Nunca faça o bem, esperando que lhe paguem com votos!
Está na hora de você ir se preparando para as eleições deste ano. Anote isso e pense um pouco:
- Escolher um prefeito e um vereador não é nenhuma brincadeira. É um ato sério de que vai depender a sua cidade durante quatro anos. Por isso, é importante que você escolha bem para não passar quatro anos se arrependendo. Vote de acordo com a sua consciência naqueles que você achar que são os melhores para sua cidade. Não seja egoísta de só procurar vantagens para você mesmo.