Após quase cinco meses do primeiro caso de covid-19 na Paraíba, doença chega a 100% dos municípios

(Por Clickpb)   Após quase cinco meses do primeiro caso de covid-19 na Paraíba, doença chega a 100% dos municípios paraibanos. Os novos dados, que incluem as cidades de Ouro Velho e São Domingos, que ainda não tinham registros do coronavírus, foram divulgados nesta quarta-feira (14), conforme aponta o Informe Epidemiológico. O Informe é produzido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde.

O primeiro caso de covid-19 foi confirmado no dia 18 de março pela Secretaria de Estado da Saúde. Tratava-se de um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa, que tinha histórico de viagem para Europa, retornando ao Brasil no dia 29/02. O paciente foi atendido pela rede privada, esteve em isolamento domiciliar e já está fora do período de contaminação da doença.

Já os municípios de Ouro Velho e São Domingos ficaram de fora dos locais com registro da doença. O Ministério Público da Paraíba chegou a recomendar a prefeitura a mudar a forma de testar a população no município de Ouro Velho. Já a cidade de São Domingos chegou a ter o registrado de um caso, mas a Prefeitura Municipal revisou o caso e percebeu que o paciente não residia na cidade.

“Era esperada a chegada do novo coronavírus em todas as cidades do estado. A positividade de casos nos 223 municípios é uma consequência da expansão e interiorização que temos observado da doença”, disse a gerente da Vigilância em Saúde, Talita Tavares.

Talita lembrou ainda sobre a importância do acompanhamento dos casos no interior. “Um ponto prioritário é acompanharmos a evolução da doença no interior do estado, principalmente o comportamento do agravo com a retomada das atividades em várias regiões”, observou.

De acordo com o Informe desta sexta (14), são 94.660 casos confirmados, em todo estado, 2.113 óbitos e 50.326 casos recuperados. As cidades com os maiores números de casos confirmados e óbitos, por macrorregião, são: João Pessoa, com 24.182 casos confirmados e 751 óbitos (primeira macro); Campina Grande, com 11.640 casos confirmados e 253 óbitos (segunda macro) e Patos, com 3.223 casos confirmados e 73 óbitos (terceira macro).

Entre os casos confirmados, 55% são em mulheres (52 mil) e, entre os casos mais graves, os homens lideram com 55% (2.772).

Entre os fatores de risco mais comuns, diabetes aparece em primeiro lugar; em seguida, a hipertensão arterial e, em terceiro, as cardiopatias.

Desde o início da pandemia, até agora, foram aplicados 275 mil 724 testes, entre o PCR e os testes rápidos.

Comentário

Category: Blog

About Genival Félix de Oliveira Júnior

Formado em Jornalismo no ano de 2006 pelas Faculdades Integradas de Patos, hoje Unifip, e radialista profissional desde 1995, com DTR-PB 2030. Prestou assessoria de comunicação ao Colégio e Curso Evolução LTDA, Sindicato dos Comerciários de Patos e na Prefeitura Municipal de Patos. Atualmente apresenta o jornal Notícias da Manhã, da Radio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), projeto iniciado no dia 20 de maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *