Genival Félix de Oliveira Júnior | 13/08/2020 1:29 pm
O Congresso Nacional derrubou, com votos a favor de 417 deputados e de 62 senadores, o veto à dispensa de licitação para contratação de advogados e contadores pela administração pública. Apenas 57 deputados e oito senadores foram contrários à derrubada do veto.
O deputado federal paraibano Hugo Mota (republicanos) usou as redes sociais para comemorar a decisão e parabenizar advogados e contadores.
Já o senador Veneziano Vital do Rego (PSB), usou do mesmo expediente para também parabenizar advogados e contadores. Veneziano disse que com essa derrubada há o reconhecimento desses profissionais que representam segmentos importantes da sociedade brasielira.
Comentário nosso – Agiu acertadamente o Congresso Nacional ao derrubar este veto. O presidente da República queria obrigar Estados e município a realizarem licitações para escolha de advogados e contadores. A licitação podia até servir para escolher profissionais altamente capacitados, mas faltaria em muitos casos uma condição dos escolhidos que é da maior importância. A confiança. Já pensou um prefeito, por exemplo, nomear um contador que fosse agir em divergência com os interesses do gestor ou deixar de tomar alguma providência para prejudicar o município? A mesma coisa se diga com relação ao advogado. Um prefeito podia até perder o mandato por conta do descaso de sua defesa em determinado do processo.