Câmara mantém veto a reajuste para servidores durante pandemia

 

Fonte: Agência Senado

A Câmara dos Deputados decidiu nesta quinta-feira (20) manter o veto presidencial que impede aumentos salariais e contagem de tempo de serviço para servidores públicos das áreas de saúde, segurança pública e educação, entre outras áreas, até 31 de dezembro de 2021. Foram 316 votos pela manutenção do veto, contra 165 pela rejeição.

 

A articulação envolveu cobrança de lealdade ao centrão e apoio decisivo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Interlocutores do governo afirmaram que o plano de prorrogar o auxílio emergencial poderia ser revisto. Também entrou nas negociações o tamanho do crédito para obras que será enviado ao Congresso nos próximos dias e a ameaça do governo de retaliar parlamentares considerados traidores.

 

O resultado desfaz a decisão do Senado que, na quarta-feira (19), havia votado contra o veto por 42 votos a 30. Um veto só é derrubado se houver maioria absoluta em ambas as Casas. Com isso, o dispositivo não entrará em vigor.

 

A proibição de aumentos e contagem de tempo até 31 de dezembro de 2021 foi exigida pela Lei Complementar 173, de 2020, em troca do socorro financeiro de R$ 125 bilhões a estados e municípios em razão da pandemia de covid-19. Desse total, R$ 60 bilhões são repasses financeiros diretos e o restante tem a forma de renegociações de dívidas com a União.

 

Nossa opinião – Segundo comentários nos bastidores da Câmara, para reverter a decisão do Senado de derrubar o veto, o Governo teria “chantageado” os deputados, ameaçando não prorrogar o auxilio emergencial.

Comentário

Category: Nacionais

About Genival Félix de Oliveira Júnior

Formado em Jornalismo no ano de 2006 pelas Faculdades Integradas de Patos, hoje Unifip, e radialista profissional desde 1995, com DTR-PB 2030. Prestou assessoria de comunicação ao Colégio e Curso Evolução LTDA, Sindicato dos Comerciários de Patos e na Prefeitura Municipal de Patos. Atualmente apresenta o jornal Notícias da Manhã, da Radio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), projeto iniciado no dia 20 de maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *