Brasil abre vagas com carteira pela primeira vez desde fevereiro (veja comentário)

G1

 

O Brasil quebrou a sequência de quatro meses seguidos registrando perda de vagas e encerrou julho com saldo de 131.010 postos de trabalho formal abertos. O resultado dos sete primeiros meses do ano, no entanto, continua negativo. São 1,1 milhão de vagas com carteira assinada fechadas.

O desempenho de julho, apresentado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sugere o começo de uma recuperação no mercado de trabalho do país, que tem, segundo o IBGE, 12,3 milhões de desempregados. O número de pedidos de seguro-desemprego na primeira quinzena de agosto também caiu.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que os dados indicam recuperação econômica: “A queda foi abrupta no início. A volta é um pouco mais lenta, mas é segura. Nós estamos bastante animados com isso”. O presidente Jair Bolsonaro comemorou o resultado em mensagem divulgada nas redes sociais. “É o Brasil voltando à normalidade”, afirmou.

 

Nossa opinião – O grande problema é que muitos destes contratos com carteira assinada são de contratos intermitentes, que não garantem trabalho permanente nem salário mínimo. O cidadão só trabalha e só recebe no dia que o patrão precisa dele. E como não recolhe ao INSS sobre o salário mínimo, não conta tempo de serviço para aposentadoria.

 

Comentário

Category: Destaques

About Genival Félix de Oliveira Júnior

Formado em Jornalismo no ano de 2006 pelas Faculdades Integradas de Patos, hoje Unifip, e radialista profissional desde 1995, com DTR-PB 2030. Prestou assessoria de comunicação ao Colégio e Curso Evolução LTDA, Sindicato dos Comerciários de Patos e na Prefeitura Municipal de Patos. Atualmente apresenta o jornal Notícias da Manhã, da Radio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), projeto iniciado no dia 20 de maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *