Senado aprova PEC que torna Fundeb permanente e eleva verbas da União no fundo (veja comentário)

 

G1

 

O Senado aprovou, por unanimidade e em dois turnos, a proposta de Emenda à Constituição que torna o Fundeb permanente e amplia gradualmente a destinação de verbas federais, chegando a 23% em 2026 — atualmente, a União participa com 10%. O fundo que financia a educação básica é composto por contribuições dos estados, Distrito Federal e municípios, e por uma complementação do governo federal sobre esses valores. Hoje, o Fundeb representa 63% do investimento público em educação básica.

Relator no Senado, Flávio Arns (Rede-PR) ressaltou a importância do fundo para diminuir a desigualdade no sistema educacional. Segundo Arns, o Fundeb garante um investimento mínimo de R$ 3,6 mil ao ano, por aluno, em todo o país. ‘Não fosse o Fundeb, estima-se que os valores mínimos de aplicação em educação girariam em torno de R$ 500 por aluno, por ano, nos municípios mais pobres do Brasil’, diz

 

Nossa opinião – O grande problema do Brasil é a Educação. O professor tem que ser valorizado, serão não teremos bons médicos, bons advogados, bons engenheiros, bons enfermeiros, bons ministros religiosos, bons e competentes trabalhadores, bons cidadãos de modo geral. Os maus políticos são eleitos pelos analfabetos políticos. Por isso o Brasil não vai para a frente.

Comentário

Category: Destaques

About Genival Félix de Oliveira Júnior

Formado em Jornalismo no ano de 2006 pelas Faculdades Integradas de Patos, hoje Unifip, e radialista profissional desde 1995, com DTR-PB 2030. Prestou assessoria de comunicação ao Colégio e Curso Evolução LTDA, Sindicato dos Comerciários de Patos e na Prefeitura Municipal de Patos. Atualmente apresenta o jornal Notícias da Manhã, da Radio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), projeto iniciado no dia 20 de maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *