A política de Patos é uma graça

Misael Nóbrega de Sousa (16/09/2020)

Se todos queriam uma terceira via – Ou não mais a polarização – Ou um candidato novo – Ou uma união inesperada – Ou uma decisão equivocada – Ou um “conto de carroceria… – Uma ingratidão! Tivemos! Essa eleição parece que vai ser a mais animada de todas. E olha que Patos já foi palco de campanhas pitorescas. Dos 10 ou 11 postulantes à cadeira de rei do palácio Clóvis Sátiro, propalados lá atrás, sobraram 4 (quatro) bravos concorrentes à essa vaga e que terão a árdua missão de “resgatar a autoestima do povo patoense e fazer a cidade voltar aos trilhos do desenvolvimento”. Bem, deixemos a demagogia de lado e vamos aos fatos:

 

Dr. Ivanes (interino), que abdicou do direito à reeleição para dar lugar a Nabor Wanderley (Republicanos), vai salvaguardar o tesouro e trabalhar na retaguarda para garantir o projeto. Lucinha Peixoto (PCdoB), que era vice com Ivanes, viu o grupo que ela sempre prezou, desprezá-la. Em seu lugar foi anunciado Jacob (Rede), “o enganador”, segundo a bíblia. A partir de agora, Nabor e Jacob caminharão juntos e terão de usura o apoio do governador João Azevedo.

 

Lenildo Morais (PT) desta vez foi mesmo “prego batido e ponta virada”, sustentando a sua pré-candidatura até o final. É o mais articulado dessa campanha, pois tem livre trânsito por todos os partidos. Arregimentou as esquerdas, fez com que Edjane Araújo (PDT) retirasse a sua pré-candidatura para ser sua companheira de chapa, e no apagar das luzes, ainda que por gravidade, ganhou o apoio do prefeito afastado Dinaldo Filho (MDB). A partir de agora, Lenildo e Edjane marcharão juntos e, quem sabe, ainda terão no palanque o PCdoB, após Lucinha ser preterida de onde estava, caso não decida pela neutralidade.

 

Assistindo de camarote, mas não tão acomodado assim, está Ramonilson Alves (Patri) que não esperou para ver a banda passar. Considerado uma surpresa para muitos, o juiz, sentenciou mais cedo a chapa, anunciando como pré-candidato a vice, o médico Umberto Joubert (DEM), que andou paquerando com o Republicanos. A partir de agora, o juiz e o doutor estarão juntos como se fossem uno.

 

Correndo por fora, e sem fazer muito estardalhaço, está o partido democracia cristã. Preocupado em discutir propostas, Héber Tiburtino (DC) não encontra quem debata com ele. O advogado tem como vice a cientista social Cinthia Mambrini. Os dois mantêm o movimento “Inova Patos” que começaram bem antes de todo mundo. A partir de agora Héber e Cinthia seguem juntos, conscientes de seus papéis, e esperando que o povo entenda a mensagem. 

 

E que comece o jogo do ganha-ganha, onde as vítimas preferem fugir ao máximo dos predadores, e por acharem que nunca terão o suficiente, sacrificam-se; para, no final, renderem-se, definitivamente, impotentes. Mas, cadê Dr. Erico? Bem, se você souber me avisa. Também estou querendo saber.

 

 

Comentário

Category: Uma por dia...

About Genival Félix de Oliveira Júnior

Formado em Jornalismo no ano de 2006 pelas Faculdades Integradas de Patos, hoje Unifip, e radialista profissional desde 1995, com DTR-PB 2030. Prestou assessoria de comunicação ao Colégio e Curso Evolução LTDA, Sindicato dos Comerciários de Patos e na Prefeitura Municipal de Patos. Atualmente apresenta o jornal Notícias da Manhã, da Radio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), projeto iniciado no dia 20 de maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *