Voltou a chover em Patos e região na noite desta sexta-feira, 20 de novembro

By | 21/11/2020 8:51 pm

(Patos Online

)

Voltou a chover na noite desta sexta-feira, 20 de novembro em Patos e região. Ontem (19), alguns municípios da região polarizada por pela capital do sertão já tinham registrado precipitação moderada, nesta noite foi a vez de nossa Patos.

 

A redação do Patosonline.com recebeu imagens da chuva em alguns pontos da cidade. Internautas inclusive registraram em vídeo a boa chuva que durou em cerca de 30 minutos (meia hora).

 

Recebemos também imagens da cidade de Teixeira, onde a população relatou a ocorrência também de uma chuvinha boa na noite desta sexta-feira, como costuma dizer o sertanejo.

 

 

Dezembro e janeiro poderão ter chuvas acima da média no Semiárido da PB, RN e CE

(Portal Ciência em Foco)

 

As chuvas observadas e significativas caídas no início de novembro já indicam valores acima da média em boa parte do Semiárido da PB, RN e CE, e o fenômeno climático e oceânico La Niña tem sua influência, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

 

Com a La Niña, as frentes frias que chegam ao sul da Bahia neste final de ano, podem se deslocar para posições mais ao norte, atingindo a região de Petrolina, com isso o escoamento atmosférico essa época do ano de sudoeste, faz com que parte da umidade desse sistema meteorológico possa chegar ao interior de estados como a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, umidade essa que ao interagir com o calor, pode provocar chuvas isoladas em alguns momentos, caracterizando o fenômeno de instabilidade atmosférica decorrente da atuação de uma frente fria no interior da Bahia, esse fenômeno é bastante comum ocorrer no interior dos estados mencionados no final do ano, e de forma mais clara quando há uma La Niña presente na região central do Pacífico Equatorial, pontua o estudioso.

 

As chuvas observadas no início de novembro de 2020 no interior desses estados contaram com a participação de uma frente fria situada no interior da Bahia, interagindo com umidade da Floresta Amazônica, dando origem a uma zona de convergência do Atlântico Sul, que por sua vez também se desloca para posições mais ao norte no final ao ano, quando a La Niña está formada, e dessa forma também pode beneficiar com precipitações o interior da PB, RN e CE.

 

Previsão é de mais chuvas na segunda quinzena de novembro

De acordo com o físico, entre os dias 17 e 23 de novembro, o semiárido dos três estados deverá ser contemplado com chuvas de natureza isolada, e que pontualmente poderão ser fortes, isso porque há muita umidade presente no interior da Bahia, e com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, parte dessa umidade poderá chegar ao interior da Paraíba, provocando chuvas, inclusive na região de Patos-PB.

 

Com a La Niña configurada, as condições para chuvas seguem favoráveis neste final de ano, e no mês de janeiro de 2021, pontua o físico Rodrigo Cèzar Limeira, de forma que sua previsão é de chuvas acima da média em dezembro e janeiro no semiárido da PB, RN e CE.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *