(Genival Junior, no Patos Online)
O promotor de justiça Uirassú Medeiros, confirmou ao repórter Higo de Figueiredo, da Rádio Espinharas FM de Patos, que o Ministério Público foi provocado por um grupo de candidatos a vereador que disputou as eleições municipais desse ano na cidade de Patos, questionando a existência de candidaturas laranjas nas eleições municipais de 2020.
O promotor afirmou que a denúncia partiu do questionamento em torno do baixo desempenho no resultado das urnas, fato que pode caracterizar o não comprometimento desses candidatos em relação a sua participação nas eleições municipais desse ano.
“Realmente são desempenhos incompatíveis com a própria disputa e com o processo eleitoral, principalmente candidaturas do sexo feminino, que tiveram poucos votos, um voto, dois votos, o que indica que não houve nenhum comprometimento com a disputa”, disse Uirassú Medeiros.
Ele acrescentou que existe respaldo perante a legislação eleitoral para uma eventual anulação completa dos votos dessas legendas por conta da prática de fraude eleitoral, fato que pode vir a ocorrer também na cidade de Patos.
O promotor também detalhou que a denúncia dá conta que embora as candidaturas tenham sido registradas e tenham recebido recursos do fundo partidário, existem evidências de que esses candidatos poderiam estar a serviço de outras candidaturas da cidade.
Opinião do programa – O Dr. Uirassu apenas confirma o que foi dito na matéria anterior. Há possibilidade de candidaturas laranjas o que pode dar margem a anulação dos votos dos partidos em que isto tenha ocorrido, com mudança na lista final dos vereadores eleitos.