O prefeito de Patos, Dr. Ivanes Lacerda, confirmou durante entrevista concedida nessa última quarta-feira (26), que o decreto 063/2020, publicado neste mesmo dia no Diário Oficial do município, não prevê o fechamento do comércio local em razão do aumento de casos da Covid-19, mas determina a formação de uma força tarefa com vários órgãos municipais para intensificar e aprimorar a orientação de fiscalização aos setores comerciais e da indústria.
Ivanes pontuou que o objetivo principal é conscientizar os proprietários dos setores citados e ainda a população em geral, para que mantenham ainda mais firmes as normas sanitárias de prevenção contra a pandemia.
Em caso de descumprimento, a fiscalização será mais rígida na aplicação de multa e até suspensão de alvará, em caso de reincidência.
De forma geral, o secreto reforça no Art. 2º, que permanecem proibidos os eventos e manifestações artísticas que gerem aglomeração, com a possibilidade do fechamento de casas noturnas, de festas ou de espetáculos que descumprirem as normas sanitárias estabelecidas em decreto.
Opinião do programa – A manchete está mal redigida. O que o prefeito diz é que o novo decreto não determina o fechamento do comércio. Mas ele não pode garantir que no futuro não possa haver fechamento do comércio, o que pode acontecer por determinação das autoridades sanitárias, se houver necessidade disto por um eventual aumento desenfreado da pandemia. Esperamos que a fiscalização passe a ser mais efetiva para evitar que a pandemia volte com força total, o que não seria bom, nem para o comércio, nem para a população como um todo.