Receio de nova onda faz com que estados adotem medidas restritivas

By | 29/11/2020 7:28 am

No Sudeste, SP anunciou o cancelamento de cirurgias e em Minas, duas regiões voltaram para a fase vermelha

(Débora Brito, no JOTA Info)

 

Primeiro estado a registrar oficialmente caso de Covid-19 no país, São Paulo também puxa a fila do sinal de alerta sobre um possível novo ciclo de contágio da Covid-19. Além de renovar a quarentena até meados de dezembro, o governo paulista anunciou que voltará a emitir medidas restritivas, a começar pelas cirurgias eletivas, uma vez que os hospitais aumentaram o nível de lotação com pacientes do coronavírus. A medida no entanto ainda não foi publicada no Diário Oficial.

 

No mesmo compasso da decisão paulista, o estado do Rio de Janeiro prorrogou por um mês a suspensão da realização de eventos e de qualquer atividade com presença de público. Também continuará proibida a visita a pacientes diagnosticados com a Covid-19, internados na rede pública ou privada de saúde; e da permanência da população, em praias, lagoas, rios e piscinas públicas. Mas, na capital carioca, foram retomadas esta semana as aulas presenciais na rede municipal de ensino.

 

Em Minas Gerais, as regiões Nordeste e Leste migraram para a onda vermelha, que permite somente o funcionamento de serviços essenciais. Já as regiões Leste do Sul e Sudeste retornam para a onda amarela e alguns estabelecimentos voltaram a ser fechados.

 

No Centro-Oeste, a capital federal, que vinha em um ritmo acelerado de flexibilização, decretou a suspensão de atividades coletivas culturais, de qualquer natureza e o cancelamento das festas públicas de Reveillon 2020/2021 e Carnaval 2021.

 

A região Norte também tem demonstrado cautela. A cidade de Manaus prorrogou a interdição da praia do Complexo Turístico da Ponta Negra e o estado do Amapá emitiu novo decreto de suspensão de qualquer atividade política que possa causar aglomeração, mesmo ao ar livre; a restrição vai até 2 de dezembro.

 

Já os cearenses prorrogaram as medidas de isolamento social até o dia 22 de novembro, medida que deve ser repetida a cada semana até o fim do ano.

 

Em João Pessoa, decreto proibiu as aulas presenciais a partir do dia 25 de novembro em instituições de ensino superior, escolas de ensino médio e cursos livres.

 

Ainda no Nordeste, Pernambuco autoriza o comércio varejista, os shoppings centers, centros comerciais e similares a funcionar na Black Friday, entre os dias 26 a 29 de novembro. O estado do Sergipe autorizou a retomada de atividades culturais e a capital Aracaju retomou o atendimento presencial no Procon.

 

Os maranhenses foram autorizados a retomar, parcialmente, as visitas presenciais e íntimas nas unidades prisionais da capital e do interior.

 

Também os estados do Sul mantiveram as medidas de reabertura. Santa Catarina autorizou a prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados no comércio e os jogos coletivos recreativos, inclusive com contato corporal. A capital Florianópolis prorrogou por mais uma quinzena as medidas de retomada com prevenção.

 

O Paraná autorizou a volta do estágio supervisionado obrigatório e as atividades práticas de laboratório de forma presencial nas instituições de ensino que ofertam Educação Profissional de Nível Médio no Sistema Estadual de Ensino.

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *