Em revés para Bolsonaro, Toffoli suspende decreto sobre educação especial  (Com comentário nosso)

By | 06/12/2020 7:24 am

(Notas do Jota Info)

 

Os jornais informam sobre decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, pela suspensão de decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que criou a Política Nacional de Educação Especial. Um dos pontos dessa política é o incentivo à criação de escolas e classes especializadas para pessoas com deficiência. O entendimento de Toffoli, como registra o texto da FOLHA DE S.PAULO, foi o de que o decreto “fragiliza o imperativo da inclusão de alunos com deficiência”. A liminar concedida pelo ministro será analisada pelos demais integrantes da corte em julgamento virtual a partir do dia 11 deste mês.

 

Opinião do programa – No entendimento do Ministro nada impede que sejam criadas escolas de educação especial para deficientes, mas o governo não pode incentivar a criação destas escolas, mas ao contrário incentivar a inclusão das pessoas com necessidades especiais nas escolas  comuns. Governo mal assessorado, prova de incompetência! Michele Bolsonaro querendo criar mercado de trabalho para intérpretes de Libras.

 

Senadores elogiam liminar que suspende decreto sobre educação especial

(Agência Senado)

A decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli suspendendo a eficácia do Decreto 10.502, de 2020 , que instituiu a Política Nacional de Educação Especial (PNEE) foi elogiada por senadores nesta quarta-feira (2). Na avaliação dos parlamentares, a iniciativa do magistrado, proferida na terça-feira (1º), reforça a legalidade das normas já estabelecidas pela Constituição e outras leis que tratam da educação inclusiva.

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *