(Genival Junior, no Patos Online)
Com 105 óbitos em meio a 6.359 casos de covid-19, a taxa de letalidade da covid-19 em Patos é de 1,65%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 4, pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Patos.
Apesar do aumento de sete óbitos essa semana, a elevação da taxa, que antes era em torno de 1,6% de mortes, teve um pequeno crescimento, apesar da elevação do número de óbitos, que passou de 98 para 105 essa semana.
Ainda segundo o boletim Epidemiológico do município, apenas 3 dos 7 óbitos que entraram na estatística essa semana, ocorreram recentemente, sendo dois deles na quinta-feira, dia 3, e o terceiro foi registrado domingo passado, 29 de novembro. As três vítimas são do sexo masculino.
Os outros 4 pacientes estavam registrados como pacientes da cidade de campina Grande, e após nova atualização por parte do Governo do Estado, os óbitos foram contabilizados para a cidade de Patos.
A capital do sertão registra 1 óbito de covid-19 para cada 60 casos registrados.
Opinião do programa – Para os senhores entenderem a gravidade da situação local, o Estadão chama a atenção para os casos de três cidades do interior de São Paulo: “Em Campinas, por exemplo, a taxa de transmissão está em 1,74. Isto significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 174. Em Sorocaba e Taubaté a situação é ainda mais grave. Nessas regiões, a Rt é de 1,77 e 1,80, respectivamente. É alarmante.” Patos, segundo a notícia acima está com uma taxa de transmissão da COVID 19 de 1,65. Ou seja cada 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras 165 pessoas.