(Folha Patoense)
A Prefeitura de São José do Bonfim, na Região Metropolitana de Patos, emitiu uma nota oficial sobre uma determinação do Ministério Público, que ficou determinado que todos os municípios da região de Patos terão que eliminarem seus lixões, ainda de acordo com a nota, ficou estabelecido no município, que haverá dois dias para a coleta de lixo na semana, (segunda-feira e sexta-feira), sendo depositado em aterros sanitários mais próximo do município, tendo em vista que os municípios optaram pelo aterro que tem em Piancó. “Esse aterro é privado, aprovado pela Sudema e acompanhado pelo ministério público. Não só aqui na região de Patos, mas em toda Paraíba, os prefeitos tiveram que assinar um TAC. O problema dos lixões é realmente preocupante.” Completou Rosalba Mota.
A nota ainda diz que o local que existe no município de deposito de lixo será revitalizado em um projeto que será apresentado e estabelecido pelo Ministério Público.
Opinião do programa – Esta foi a saída encontrada pela Prefeitura de São José do Bonfim e é uma alternativa correta. Pena que o serviço sai caro para a prefeitura pelo deslocamento do material por quase cem quilômetros. Uma das alternativas seria a administração municipal de Patos fazer uma PPP com uma empresa para construírem um grande aterro sanitário que seria explorado pela empresa atendendo não só a cidade de Patos como toda a região mais próxima, o que resolveria o problema de todos os municípios da grande Patos e parte da região metropolitana.