Secretário de Saúde de Patos faz balanço das ações da força tarefa e pede apoio da população (Com comentário nosso)

By | 06/12/2020 9:08 am

(Coordecom)

 

A força tarefa formada pelo prefeito de Patos, Ivanes Lacerda, para orientar e fiscalizar o comércio de Patos e fazer cumprir as regras sanitárias de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), realizou um trabalho intenso na última sexta, sábado e domingo, dias 27, 28 e 29 de novembro, nos bares e restaurantes e ainda nos mercados públicos.

 

Nesta segunda-feira, dia 30, o secretário de saúde do município, José Francisco de Sousa (Zeca), fez um balanço das ações e repassou algumas orientações à população de um modo geral.

 

Zeca lembrou que a primeira atitude foi orientar os proprietários dos estabelecimentos sobre a importância de manter as normas sanitárias do decreto municipal em vigor.

 

Ele frisou que as equipes da força tarefa constataram a resistência por parte das pessoas em utilizar a máscara de proteção ou até mesmo higienizar as mãos como orienta os protocolos de saúde.

 

Portanto, Zeca deixou claro que, enquanto houver pandemia, será necessário que a população colabore com as normas citadas e ainda com o distanciamento social adequado.

 

E ressaltou que mesmo com as iniciativas de combate realizadas pelo município como desinfecção ambiental urbana, testagem aberta, dispensação de medicamentos, campanhas educativas e ampliação da UPA para leitos reservados pra Covid-19, ainda se torna mais que necessário urgente a colaboração das pessoas com as normas básicas de prevenção, visto que os casos da doença ainda estão crescentes.

 

Opinião do programa – O maior problema no combate à pandemia é convencer a população da necessidade da prevenção com o uso da máscara e das medidas de  higiene. Para isso não só os serviços de saúde estadual e municipal, como a imprensa (inclusive todas as emissoras de rádio em funcionamento), a maçonaria, os clubes de serviço e as entidades religiosas, católicas, evangélicas e de outros cultos. Estas pregariam sobre a necessidade da prevenção, na linha “faz de tua parte que teu Deus de ajudará”. As demais entidades reforçariam o alerta.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *