O Ministério da Saúde divulgou nesta 3ª feira (1º.dez.2020) um documento em que apresenta, sem informar datas, o plano preliminar de vacinação contra a covid-19 no Brasil. Há 4 fases previstas pela equipe técnica da pasta. A prioridade será para idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e indígenas.
Leia a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde
Na 1ª fase, serão imunizados trabalhadores da saúde, população idosa com mais de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas e população indígena.
Na 2ª fase do plano, entram pessoas de 60 a 74 anos.
A 3ª prioriza pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como as que têm doenças renais crônicas e cardiovasculares.
Segundo a pasta, a 4ª fase deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e detentos.
A nota foi divulgada pelo Ministério da Saúde depois de uma reunião da sua equipe técnica na tarde desta 3ª feira. Foram discutidos quais grupos entrariam nas primeiras fases do plano preliminar, os eixos estratégicos do plano operacional, as expectativas de prazos, o investimento no armazenamento das doses e os processos de aquisição de materiais.
Participaram do encontro o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e secretários da pasta.
De acordo com a nota divulgada pelo ministério, Pazuello “frisou a importância de viabilizar o Plano de Vacinação e reforçou que o Ministério e entidades parceiras possuem ampla base técnica para elaboração das estratégias”.
Opinião do programa – Garanto aos senhores que não fui eu que pedi para começarem a vacinação com os idosos a partir de 75 anos. Mas, direito adquirido, direito exercido. É o consolo para os que ousamos passar dos 75.