(Coordecom)
A força tarefa de combate à Covid-19, formada recentemente para impedir que a doença se prolifere em grande escala intensificou os trabalhos no final da semana passada, inclusive com várias autuações aplicadas em estabelecimentos que ainda descumpriram as normas sanitárias previstas em decreto municipal.
O secretário de saúde do município, José Francisco de Sousa (Zeca), disse que essa última ação reuniu além dos órgãos municipais, também a PRF, Polícia Militar e CPTRAN.
Ele explicou que após o primeiro momento onde a conscientização foi prioridade, nesse final de semana os órgãos fiscalizadores visitaram 40 estabelecimentos para inspecionar e autuar. Desse número, 32 estabelecimentos foram notificados pela Vigilância Sanitária Municipal e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Já no tocante aos órgãos de trânsito, a STTRANS, CPTRAN e PRF, autuaram 3 pessoas por condução sem uso do capacete, 6 por estacionamento irregular, 3 por recusa ao teste do bafômetro e 2 por não portar a documentação obrigatória.
Zeca foi seguro em afirmar que, apesar de ser a terceira cidade do estado com maior número de pessoas infectadas, Patos está no quinto lugar em mortalidade da doença. O secretário atribui essa colocação ao trabalho de testagem em massa, e consequentemente ao isolamento dos pacientes diagnosticados, sobretudo aqueles assintomáticos.
Opinião do programa – É esta inconsequência e irresponsabilidade de empresários, empregados e clientes que está fazendo a COVID 19 continuar matando gente. A administração municipal tem que multar e interditar os estabelecimentos no caso de reincidência. Não adianta fechar tudo. “Os santos pagam pelos pecadores”. Tem que punir os que não obedecem às recomendações das autoridades sanitárias. Fechar os estabelecimentos e prender os clientes. Na polícia fazer a triagem. Solta os primários e mantem presos os reincidentes.