Fachin suspende isenção de alíquota para importação de pistolas e revólveres

By | 15/12/2020 9:49 am

Governo publicou medida em 9.dez

PSB pediu suspensão ao STF

(Murilo Fagundes, Poder 360, 14.dez.2020 (segunda-feira) – 16h59)

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta 2ª feira (14.dez.2020) a medida do governo de zerar a alíquota para a importação de pistolas e revólveres. O PSB foi à Justiça para questionar a portaria do governo federal que eliminou a tarifa. A decisão é em caráter liminar e ainda cabem recursos.

Leia a íntegra da decisão do ministro (249 KB).

Com a determinação, a alíquota para importar pistolas e revólveres retorna ao patamar de 20% do valor do produto. A isenção passaria a valer, caso não fosse suspensa, a partir de janeiro de 2021.

Fachin direcionou ao Plenário a possibilidade de derrubar ou ratificar sua decisão individual. A análise será realizada em data a ser definida.

O risco de um aumento dramático da circulação de armas de fogo, motivado pela indução causada por fatores de ordem econômica, parece-me suficiente para que a projeção do decurso da ação justifique o deferimento da medida liminar“, diz Fachin na decisão.

O ministro do STF também afirma que “a segurança dos cidadãos deve primeiramente ser garantida pelo Estado e não pelos indivíduos“.

DERROTA DE BOLSONARO

O presidente Jair Bolsonaro comemorou a iniciativa de zerar a taxa sobre as armas, aprovada em reunião extraordinária da Camex (Câmara de Comércio Exterior), ligada ao Ministério da Economia, em 8 de dezembro. No Twitter, publicou uma foto em que segura uma arma.

“A Camex editou resolução zerando a Alíquota do Imposto de Importação de Armas (revólveres e pistolas). A medida entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2021”, escreveu.

Para zerar o imposto, a Camex incluiu revólveres e pistolas na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum), em que a alíquota de uma série de bens é igual para países do Mercosul. Eis a íntegra da resolução (171 KB).

A resolução foi assinada por Marcelo Pacheco Guaranys, secretário-executivo do Ministério da Economia e presidente substituto do comitê-executivo da Camex.

 

Opinião do programa – Mais armas na mão do cidadão, com a ineficiência das polícias, representa mais armas nas mãos dos bandidos. O Ministro está agindo certo.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *