(Jozivan Antero, no Patos Online)
Ninguém sabe ao certo quando surgiu a ideia de distribuir envelopes para arrecadar dinheiro nas residências, lojas e empresas a cada final de ano, mas o fato se tornou tradição e mobiliza garis da coleta, varrição e também motoristas na cidade de Patos.
Os trabalhadores começaram a fazer o recolhimento dos envelopes que tem escrito: “Contribua com o Natal dos garis”. O recolhimento é feito quando o caminhão da coleta está nos bairros e um dos garis alerta aos cidadãos que o envelope será pego naquele momento.
É bastante comum que os trabalhadores façam as caixinhas de natal e coloquem em local visível das lojas e comércio para que os clientes façam doações, porém, o envelope dos garis é bem peculiar, pois é arrecadado de porta em porta. Em vários bairros da cidade de Patos os moradores se unem para contribuir com a categoria que tem reconhecimento pelo serviço essencial e desgastante prestado a sociedade.
O montante é contabilizado e dividido entre os trabalhadores de cada setor onde é realizada a coleta do lixo. “Eu dou minha contribuição. Reconheço o trabalho deles e acho que cada um dando um pouquinho ajuda muito na cesta de natal dos garis”, relatou Luis Morais, do Bairro Novo Horizonte.
Opinião do programa – A ideia é muito simpática e eles merecem isto. Mas deve ter sido importada de alguma outra cidade, pois há mais de trinta anos atrás, isto já era tradição em Recife, onde morávamos.