PODER360, 27.dez.2020 (domingo) – 19h14, atualizado: 27.dez.2020 (domingo) – 19h15
O governo de São Paulo vai notificar ao Ministério Público as cidades que deixaram de seguir a fase vermelha da quarentena no Estado, imposta durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro de 2021. As prefeituras poderão responder judicialmente.
A medida foi anunciada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi. Ele citou ainda que uma lista das cidades foi enviada ao MP. Veja aqui fotos e vídeos feitos em cidades do litoral paulista que descumpriram a quarentena imposta pelo governo Doria.
“Quando o município não segue as regras determinadas pela ciência, nós notificamos o município dessa irregularidade e encaminhamos para o Ministério Público, que tem sempre tomado as medidas cabíveis quanto a isso. Nós vamos trabalhar essa estratégia até o fim da pandemia, sempre conscientizando as pessoas e mobilizando os gestores, que devem zelar pela vida da população de seu território”, afirmou Vinholi em entrevista à GloboNews neste domingo (27.dez.2020).
Vinholi ainda afirmou que das 645 prefeituras paulistas, “mais de 620 estão seguindo o plano“. Na fase vermelha, apenas serviços considerados essenciais, como supermercados, postos de combustíveis, hospitais e bancos podem abrir.
O Estado registrou um crescimento de 34% no número de mortes provocadas pelo covid-19. O número de casos aumentou 54% no período, e as internações por coronavírus, 13%.
As formas mais eficazes de conter a proliferação do coronavírus conhecidas envolvem isolamento social, o que impede o trabalho em diversos setores da economia.
É aguardada para 2021 a vacinação em massa da população, que já começou em alguns países. Pesquisa PoderData mostrou que cada vez menos brasileiros querem ser vacinados contra a covid-19.
Opinião do programa – A mesma coisa devia estar sendo feita aqui na Paraíba, denunciando as prefeituras que não cumprissem as recomendações das autoridades sanitárias. Era uma forma de evitar que o coronavírus continue a se disseminar, matando cada vez mais gente.