(Coordecom – Hélio Barbosa)
Empenhado em regularizar o atendimento dos serviços da atenção primária à saúde nas UBSs da cidade de Patos, no sertão do estado, o secretário de saúde, Segundo Brito, informou nesta quinta-feira (07), que vem tendo acesso a todos os pontos que precisam ser melhorados na saúde municipal.
Uma das situações citadas é no tocante ao escalonamento de férias, sobretudo de médicos e enfermeiros.
Segundo garantiu que vai adotar em breve um planejamento que possa adequar as férias dos profissionais, de modo que esse direito seja garantido, mas que também seja planejado para não prejudicar o atendimento à população.
Ele também revelou que está estudando formas para melhorar as condições de trabalho dos profissionais e para melhorar a prestação dos serviços de saúde, principalmente na atenção básica.
A ideia é manter um ritmo de trabalho capaz de ir sanando cada pendência, a exemplo dos procedimentos de odontologia, que segundo o secretário, estão perto de voltar à normalidade.
De forma resumida, o secretário colocou que a meta é identificar os problemas mais urgentes e buscar as respectivas soluções.
Opinião do programa – A novo ver, o sistema de saúde deveria passar por uma reforma profunda para garantir o atendimento da população. Cidades maiores do que Patos têm menor número de unidades básicas de saúde, mas que funcionam efetivamente. Algumas durante todo o período diurno e outras, como unidades polo, funcionando dia e noite, a exemplo com o Maria Marques, de modo que o morador de um bairro saiba que, relativamente próximo de sua casa haverá uma UBS funcionamento durante a noite para as emergências. Não adiante o município manter quarenta e tantas UBS onde nem sempre tem médico, nem sempre tem dentista, nem sempre tem material farmacêutico, nem sempre tem medicamentos de urgência. Essas unidades polo poderiam funcionar, por exemplo: uma no Jatobá/Monte Castelo; outra na Morro/Liberdade, outra no Belo Horizonte, outra no São Sebastião/Vitória. outra no Centro/Santo Antônio.