Taxa dos que acham que vida melhorou sob Bolsonaro cai de 37% para 25%

By | 10/01/2021 4:48 am

Agora, 34% dizem que as coisas pioraram

Outros 39% acham que tudo está igual

Leia o levantamento feito pelo PoderData

(Rafael Barbosa, no Poder360)

A taxa da população brasileira que acha que a vida melhorou desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República, em janeiro de 2019, caiu de 37% para 25% em 3 meses. Os resultados são da pesquisa PoderData realizada no início desta semana, de 4 a 6 de janeiro de 2021 e divulgada nesta 5ª feira (7.jan.2020)

 

Ao mesmo tempo em que diminuiu a percepção positiva, crescem as parcelas dos que acham que a vida piorou (de 28% para 34%) ou dizem que nada mudou (de 31% para 39%). Os que não souberam responder são 2%, ante 4% na última rodada.

 

Os resultados da pergunta acompanham a alta na rejeição ao governo e ao trabalho do presidente, como mostrou reportagem publicada no Poder360 na 4ª feira (6.jan).

 

Nos primeiros 3 meses de um novo ano os brasileiros precisam voltar à realidade, pagar contas e enfrentar os aumentos de despesas regulares (IPTU, IPVA, mensalidades escolares).

 

A conjuntura econômica pode piorar o cenário e aumentar a percepção negativa. Agora, há mais de 14 milhões de desempregados. Em breve, o fim acabam as parcelas do coronavoucher, que ainda distribui poucos pagamentos residuais. O programa atingiu quase 68 milhões de brasileiros e custou R$ 292,9 bilhões.

 

A pesquisa foi realizada pelo PoderDatadivisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

 

Os dados foram coletados de 4 a 6 de janeiro de 2021, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 518 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

 

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

 

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *