Taxistas fazem protesto contra obrigação do taxímetro e fecham centro de Patos na manhã desta quarta (13)

By | 13/01/2021 9:58 am

Os taxistas de Patos realizaram um protestos no centro da cidade, na manhã desta quarta-feira, dia 13 de janeiro. O ato foi uma reclamação contra o prazo e a exigência de instalação de taxímetros em todos os táxis do município.

Os taxistas fecharam a principal avenida da cidade, causando congestionamento e desordem no trânsito, que afetou várias ruas da cidade.

Na manifestação estiveram presentes os vereadora Jamersom Ferreira e Josmá Oliveira, que decidiram dar apoio ao movimento. Eles cobraram a criação de leis municipais que embasem a atuação dos taxistas em Patos e reclamaram da ação do presidente do sindicato dos taxistas de Patos, que buscou o Ministério Público Estadual contra os próprios taxistas, segundo eles.

A STTRANS teve de fechar várias ruas do centro para amenizar os congestionamentos nas ruas adjacentes.

Nossa opinião –

Oportuna a preocupação dos ilustres vereadores, mas a Lei nº 12.468, de 26 de agosto de 2011 que “Regulamenta a profissão de taxista, determina em seu artigo 8º que “Em Municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes é obrigatório o uso de taxímetro, anualmente auferido pelo órgão metrológico competente, conforme legislação em vigor“. Portanto, nenhuma lei municipal pode legislar de forma contrária. O que a Prefeitura podia fazer era conseguir fazer uma parceria com um Banco que financiasse os taxistas para aquisição dos taxímetros com parcelamento do valor da aquisição. Ou que uma empresa fabricante de taxímetros vendesse o produto em módicas prestações. Acreditamos que a única coisa que se pode conseguir com o Ministério Público é uma dilação no prazo para implantação dos taxímetros enquanto se consegue uma facilidade para sua aquisição, mas que não será um prazo largo pois a lei está em vigor há quase dez anos sem sem cumprida em Patos, enquanto os taxistas fazem a cobrança das corridas no valor que bem querem.

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *