Pazuello associa colapso em Manaus ao clima e à falta de tratamento precoce (com comentário nosso)

By | 17/01/2021 6:43 am

(Murilo Fagundes, no Poder360)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta 5ª feira (14.jan.2021) que a situação de agravamento da pandemia de covid-19 no Amazonas se deve a 3 fatores. O 1º, de acordo com ele, é o ciclo sazonal e o período chuvoso. O 2º, Manaus não teve “efetiva ação” no tratamento precoce. E, por fim, o 3º: a infraestrutura hospitalar de atendimento especializado é bastante reduzida. A declaração foi feita na live semanal nas contas oficiais do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Se juntar esses 2 fatores e colocar o clima, você vai ter uma grande procura por estrutura e por tratamento especializado. Nesse modelo, têm duas grandes faltas: recursos humanos e oxigênio”, disse o ministro.

Pazuello diz considerar que há um “colapso” na região. “Considero que, sim, há um colapso hoje no atendimento da saúde em Manaus. A fila para leito cresce bastante, hoje estamos com 480 pessoas na fila, e há diminuição da oferta do oxigênio”, disse.

Para Pazuello, a administração de medicamentos sem eficácia científica comprovada, o que chama de tratamento precoce, teria contido a alta de casos e mortes no Estado do Norte. “Manaus não teve a efetiva ação no tratamento precoce com diagnóstico clínico no atendimento básico e isso impactou muito a gravidade da doença”, disse, ao lado do presidente.

Na 3ª feira (12.jan), o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo federal precisou intervir em Manaus (AM), porque “não faziam tratamento precoce” na cidade. Dias depois de o ministro Pazuello visitar a cidade e anunciar um plano de contingência para o Amazonas, o Estado continua vivendo um avanço nos números de infectados e mortos pela covid-19. Quando esteve lá, na 2ª feira (11.jan), o ministro participou da entrega de 10 leitos de UTI e 118 leitos clínicos no Hospital Universitário Getúlio Vargas.

Em sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro disse que “a Força Aérea Brasileira participa de um mutirão, enviando cilindros de oxigênio para Manaus”. O ministro Eduardo Pazuello afirmou que serão enviadas 6 aeronaves à cidade.

“Estamos com a 2ª aeronave hoje, entrando em circuito a C-130 Hércules, fazendo o deslocamento Guarulhos-Manaus e, a partir de amanhã, entram mais 2 aeronaves. Chegaremos a 6 aeronaves no circuito, totalizando algo em torno de 30 mil m3 de transporte a partir de Guarulhos”, disse o chefe da pasta.

O governo Brasileiro também recorreu à Embaixada dos Estados Unidos em busca de ajuda para levar cilindros. A informação foi confirmada pela representação do país norte-americano no Brasil.

 

Nossa opinião – Com relação aos dois primeiros fatores alegados pelo Ministro como determinantes da crise do Amazonas, ambas são realmente importantes: a questão do clima e a falta de tratamento precoce. Esta última e a terceira devidas certamente à precariedade da rede de atenção básica de Manaus e do Estado como um todo. Mas o fato de ter tomado conhecimento da situação precária do atendimento e da falta de insumos no Estado e não tomar imediatamente nenhuma providência torna-o culpado da situação a que se chegou. Da precariedade antiga da saúde pública em Manaus, tenho o testemunho de meu filho Bruno, que por dois anos trabalhou naquela região e nos reportava a precariedade da assistência médica em Manaus, um dos motivos para fazê-lo pedir transferência para o seu posto atual em Londrina. Ele próprio teve um problema de saúde e apesar de ter plano de saúde teve dificuldades para obter atendimento em Manaus.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *