(Folha Patoense)
O sindicalista e vereador Zé Gonçalves, afirmou que a comporta do Açude Capoeira é aberta apenas dois dias durante o mês e que em virtude da quebra de um parafuso e não reposição por parte da AESA, vem ocasionando este problema.
Zé Gonçalves disse que os agricultores e agricultoras não concordam com essa situação e querem o conserto de imediato, evitando o desperdício de água, pois foi uma grande luta travada por todos para que pudessem abrir a comporta de 15 em 15 dias. “Os agricultores e agricultoras querem uma solução imediata pois faz mais de 15 dias que vem acontecendo isso, como se a culpa fosse dos mesmos”, disse o parlamentar.
Nossa opinião – Muito pertinente a reclamação de Zé Gonçalves. Uma abertura de comportas de quinze em quinze dias é suficiente para manter o lençol freático abastecido, permitindo que os poços existentes ao longo do rio se mantenham cheios permitindo tanto que os agricultores tenham água para manter suas plantações, como água para consumo humano e animal. Mas com as comportas abertas direto, mesmo com um pequeno volume o que está havendo é desperdício de uma água preciosa que amanhã pode fazer falta para o abastecimento dos mesmos moradores e da própria cidade de Patos. Em anos anteriores, as comportas eram abertas para favorecem, por injunção política, produtores da região de São José de Espinharas, o que seriam justo se não houvesse um tremendo desperdício dágua inaceitável para a água chegar lá, por inundação, percorrendo quase cinquenta quilômetros, a céu aberto.