Fabricante diz não haver evidência de eficácia da Ivermectina contra covid-19 (com comentário nosso)

By | 06/02/2021 9:13 pm

Pesquisadores da Merck, empresa farmacêutica que produz a ivermectina, afirmam que não há evidência de que o medicamento tenha “eficácia clínica em pacientes com a doença covid-19”

(Marina Ferraz no Poder360)

A Merck, empresa farmacêutica que produz a ivermectina, divulgou um comunicado nessa 5ª feira (4.fev.2021) no qual afirma que não há base científica para comprovar a eficácia do medicamento no tratamento da covid-19.

A empresa disse que seus cientistas estão constantemente examinando todos os estudos disponíveis que relacionam a ivermectina com o coronavírus. Até o momento, concluíram que:

não há base científica para determinar efeito terapêutico potencial contra a covid-19;

não há evidência significativa de atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com a doença.

Ou seja, não existem provas de que o medicamento seja eficaz na prevenção ou tratamento da covid-19. Os pesquisadores destacaram a “preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos”.

Eles disseram não acreditar “que os dados disponíveis suportem a segurança e eficácia da ivermectina além das doses e populações indicadas nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora”.

A ivermectina, assim como a cloroquina, foram amplamente defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro para o tratamento da covid-19. O presidente publicou uma mensagem no Twitter, em 5 de janeiro, em que afirma que a baixa taxa de óbitos por coronavírus em países africanos tem relação com a distribuição em massa da ivermectina.

Na mesma publicação, Bolsonaro também fez apologia ao uso do medicamento antiviral nitazoxanida, conhecido como Annita. Segundo ele, o vermífugo é capaz de reduzir a carga viral de pacientes infectados pelo coronavírus.

Até agora, não há nenhuma droga com eficácia comprovada contra a doença.

Associações como a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e a Sociedade Brasileira de Infectologia já publicaram comunicados nos quais afirmam que o uso da ivermectina não é capaz de evitar a contaminação pelo coronavírus.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou, em nota, que “as indicações aprovadas são aquelas constantes da bula do medicamento” —nenhuma é para a covid-19.

 

Nossa opinião – Não precisa nem comentário. A própria fabricante de Ivermectina desmente as afirmações de Bolsonaro e seus puxa-sacos sobre a eficácia do remédio no tratamento da COVID 19.

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *