Projeto de conscientização ambiental está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Patos
(Coordecom)
A secretária Municipal de Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, se reuniu na manhã dessa quinta-feira (11), com membros da sua equipe técnica e com o agrônomo Chico Velho e o engenheiro florestal Júnior de Araújo.
De acordo com a secretária, o encontro abriu diálogo sobre um projeto de levar educação ambiental para as comunidades rurais da cidade de Patos.
Manoella explicou que esse trabalho pode ser desenvolvido a partir da implementação de espécies florestais de grande potencial econômico, com a finalidade de também gerar renda para as comunidades rurais.
Os primeiros estudos técnicos serão desenvolvidos com os parceiros do projeto, o agrônomo Chico Velho e o engenheiro florestal Júnior de Araújo, além da Secretaria Municipal de Agricultura, conforme disse a secretária.
Chico Velho detalhou que inicialmente foram apresentados dois projetos, um de aproveitamento do fruto da cajarana, e ainda outro para o aproveitamento de sementes para fabricação de café alternativo.
Júnior Araújo comentou que a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente vem para fortalecer a ideia de levar a conscientização ambiental para o meio rural, a fim de implantar técnicas de reaproveitamento e geração de renda.
Nossa opinião -Está aí uma ideia inteligente. Depois que a cultura do algodão foi abandonada, por conta do bicudo, a zona rural experimentou um devastador êxodo rural, justamente, por que a agricultura passou a ser economicamente inviável. Quase ninguém trabalha mais na agricultura a não ser em atividades de subsistência. E muita gente passou a sobreviver da aposentadoria dos velhos e do bolsa família. Em algumas regiões, onde era possível a irrigação alguns sobrevivem das culturas de feijão e melancia. Mas onde isto não é possível só restou o recurso a outras culturas alternativas. Por isso saudamos a iniciativa anunciada agora pela Secretária do Meio Ambiente que promete justamente com a Secretaria de Agricultura, desenvolver estes dois projetos de conscientização ambiental. Os projetos oferecem duas alternativas de culturas que podem gerar renda na zona rural e manter os resistentes da zona rural no seu ambiente natural. Parabéns aos técnicos e aos secretários pela ideia. Se realmente o poder público incentivar os projetos eles têm tudo para ser exitosos. Chico Velho há muito que tenta desenvolver projetos deste tipo, sem obter o patrocínio necessário para isso. Esperamos que desta vez as coisas aconteçam como Chico Velho tem sonhado e os que amamos Patos temos torcido.