Chantagem no Tribunal de Contas do Estado

By | 18/02/2021 7:41 am

 

Ricardo Coutinho contratou dossiês contra conselheiros, familiares e até crianças para forçar aprovação de suas contas, segundo Gaeco

Blog Hélder Moura

O Tribunal de Contas do Estado decidiu à unanimidade, na semana passada, reprovar as contas de 2016 do ex-governador Ricardo Coutinho. O assunto teve grande repercussão, mas o que pouco se comentou foi o fato de que, no âmbito da Operação Calvário 8, o ex-governador chegou a tentar intimidar conselheiros para aprovação de suas contas.

Seguinte: em março de 2020, o Gaeco denunciou Ricardo Coutinho por um suposto esquema de contratação de dossiês para investigar conselheiros do TCE, seus familiares visando coagir e aprovar as matérias de interesses do governo. A denúncia da arapongagem tornou o ex-governador réu em ação penal, que tramita na 1ª Vara Criminal.

Segundo denúncia do Ministério Público, “dossiês foram solicitados por Ricardo (Coutinho) e Waldson (de Sousa) para levantar a vida de alguns conselheiros (resistentes ao assédio) e auditores do TCE, de forma a reverter o quadro de dificuldades”. Até crianças constavam no dossiê, segundo apurou a força-tarefa.

TRECHO DA DENÚNCIA…

Os dossiês, conforme consta de denúncia do Gaeco seriam usados como objeto de chantagem para facilitar a aprovação de contas do governo com organizações sociais. O ex-governador teria contratado a empresa TrueSafety para realizar a arapongagem ao custo de R$ 23 mil.

De acordo com o Gaeco, as investigações sobre os conselheiros e auditores do TCE, para obtenção de informações pessoais e de familiares tinham “o propósito de, no momento adequado, utilizá-las em desfavor dos agentes, constrangendo-os a não obstacularem a atuação da Orcrim, de forma a evitar ou retardar a atuação do órgão de controle sobre a gestão da saúde, por meio da CV (Cruz Vermelha)”.

A informação foi confirmada pelo lobista Daniel Gomes da Silva, em delação ao Gaeco (mais em http://bit.ly/2Q6CWQ5).

TRECHO DA DENÚNCIA…

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *