Por que o presidente da Câmara convidou um relator para o caso Daniel Silveira e depois trocou

By | 19/02/2021 1:19 pm

Causou estranheza no mundo político o fato de Artur Lira, presidente da Câmara dos Deputados haver convidado o deputado Carlos Sampaio (PSDB), para relatar o caso Daniel Silveira na sessão de hoje, e depois ter anunciado que a relatora seria a deputada Magna Mofatto (do PL). O site o ANTAGONISTA comentou o assunto, o que foi reproduzido, localmente, pelo site PatosPbNews. Vejamos o que diz o ANTAGONISTA:

Por que Arthur Lira mudou a relatoria do caso Daniel Silveira

Dois deputados próximos a Arthur Lira admitiram ao site O Antagonista — em reservado, com medo das reações do presidente da Câmara — que a mudança de relatoria do caso Daniel Silveira tem a ver com o teor do relatório que será produzido.

Ao sinalizar ontem à noite que daria um parecer pela manutenção da prisão do deputado bolsonarista, Carlos Sampaio (PSDB), rifado da função de relator, obrigaria que o plenário desse pelo menos 257 votos nesse sentido para confirmar a prisão — o que seria fácil.

Se a nova relatora, Magda Mofatto (PL), por sua vez, apresentar um parecer para tirar Daniel Silveira da cadeia, a obrigatoriedade de conquistar 257 votos, no mínimo, passaria a ser dos que defendem a soltura do deputado — o que será muito difícil.

O recado com a nova relatoria seria, portanto: a Câmara produziu um relatório contra a prisão de Daniel Silveira, mas a maioria do plenário decidiu no sentido contrário.

Por que Arthur Lira mudou a relatoria do caso Daniel Silveira (2)

Arthur Lira também decidiu trocar a relatoria do caso Daniel Silveira porque, apesar de manter o deputado bolsonarista preso, quer um “relatório contundente” contra o STF e o Judiciário.

A nova relatora, Magda Mofatto (PL), tende a acolher sugestões do Centrão e de bolsonaristas e produzir um relatório com duras críticas ao Judiciário e à prisão de Daniel Silveira.

Carlos Sampaio (PSDB), o relator rifado, havia sinalizado que não aceitaria “interferência externas”

(O antagonista)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *