Aparentemente confortável a situação dos nossos mananciais, mas não podemos desperdiçar como está acontecendo em Capoeira! (com comentário nosso)

By | 20/02/2021 10:09 pm

Confira a situação dos mananciais que abastecem Patos

(Genival Junior, no Patos Online)

O Patosonline.com fez um levantamento com base nos dados oficiais da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA, em relação aos quantitativos acumulados nos mananciais que abastecem Patos.

Os dados desta terça-feira 16 de fevereiro, mostram o complexo Coremas Mãs D’Água, responsável por abastecer Patos e diversos municípios da região, com mais de 600 milhões 860 mil metros cúbicos de água, o que representa mais de 47% de sua capacidade total. O manancial já começa a receber recarga pelo Rio Piancó.

A barragem de Capoeira, localizada no município de Santa Terezinha, registrava nesta segunda-feira, 15, o quantitativo de 29 milhões e sessenta mil metros cúbicos ou 54,37% de seu volume total.

A Barragem da Farinha registrava nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, mais de 12 milhões    são referentes até esta segunda-feira, 15, o mesmo que 49,99% de seu volume total, enquanto o açude do Jatobá registrava nesta segunda-feira, pouco mais de 10 milhões 460 mil metros cúbicos de água, o mesmo 59,72% de seu volume total.

Todos esses volumes foram registrados antes das chuvas ocorridas em diversos municípios da região, gerando a expectativa de boa recarga nos mananciais nos próximos dias.

Nossa opinião – A situação é aparentemente confortável, se tivermos um inverno regular. Mas como o inverno está apenas começando, não podemos desperdiçar nenhuma água, como está acontecendo na barragem de Capoeira, cuja água está sendo liberada através do Rio da Cruz, em um volume que pode comprometer a sua capacidade no final do inverno, se não houver uma recuperação total do manancial.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *