(Patos Online, reproduzindo material da assessoria)
O vereador Jamerson Ferreira (PL), durante a sessão ordinária nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Patos, protocolou um requerimento para implantação de iluminação pública no conjunto no Vista da Serra. Segundo o parlamentar, os moradores da localidade vêm enfrentando sérios problemas durante a noite com a escuridão da entrada do referido bairro.
Durante seu discurso na tribuna, o vereador falou sobre o problema de iluminação pública na cidade de Patos. Ferreira disse que a prefeitura ainda não conseguiu efetivar um contrato com uma empresa para prestação do serviço e criticou o poder executivo por terceirizar um serviço que poderia ser executado pela própria prefeitura.
Para o parlamentar, a gestão municipal terá que tomar uma providência para que o serviço de reposição de lâmpadas, bem como a manutenção elétrica do município seja feita até que uma empresa, quando for contratada, inicie o serviço.
“O prefeito deveria licitar a iluminação pública e a prefeitura realizar o serviço. Se for esperar pela contratação de uma empresa, vai demorar muito. Prefeito, contrate quatro equipes para realizarem os serviços. Você não dar equipamentos, não dar lâmpadas e depois vai dizer que precisa terceirizar. Justificou.
Jamerson pontuou a importância dos parlamentares fiscalizarem a contratação de empresas para gerirem serviços na cidade de Patos. Para ele, “a terceirização é uma sangria enorme para os cofres públicos, que o diga o ex-governador Ricardo Coutinho e a Operação Calvário. [Se referindo à investigação que culminou na prisão do ex-governador acusado de contratar e receber propina de uma empresa terceirizada. A empresa teria desviado milhões de reais da saúde e educação.
O processo de licitação para contratação de uma empresa que será responsável pelo serviço de manutenção da iluminação pública do município já foi aberto e as dez empresas participantes no certame foram desclassificadas na primeira etapa.
Os vereadores Sales Junior e José Gonçalves sugeriram que a prefeitura faça uma compra emergencial de lâmpadas para o município.
Nossa opinião – Concordo com o vereador Jamerson Ferreira quanto à desnecessidade de contrato de manutenção da iluminação pública. Na sua interinidade Bonifácio reduziu as despesas com o serviço que antes eram da ordem de trezentos mil reais mensais, salvo engano, para menos de cem mil reais. Locou um caminhão cesto para troca de lâmpadas e utilizou os eletricistas do quadro da prefeitura. Esses contratos de manutenção são fontes de desvios de recursos. Um caminhão cesto custa em torno de quinhentos mil reais. Com o dinheiro de dois meses de contrato a prefeitura compraria um carro destes e utilizaria os eletricistas da prefeitura e, se insuficientes estes, contrataria mais alguns eletricistas e colocaria pessoas de confiança para fazerem o controle do material utilizado e fiscalizarem as substituições de lâmpadas e outros materiais utilizados na manutenção. Sairia muito mais barato do que esses contratos de terceirização.
Concordo também com Jamerson sobre a necessidade de fiscalizar todos os contratos de terceirização. Contrato de lixo, contrato de fornecimento de medicamentos, contratos de fornecimentos de gêneros para a merenda escolar e assim por diante, todos fontes conhecidas de desvios. Outro desvio é dos produtos da merenda escolar feito dentro das próprias escolas e por funcionários da prefeitura.. E a de medicamentos feitos nos postos médicos.