Vereador critica terceirização do serviço de iluminação pública em Patos (com comentário nosso)

By | 20/02/2021 10:12 pm

(Patos Online, reproduzindo material da assessoria)

 

O vereador Jamerson Ferreira (PL), durante a sessão ordinária nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Patos, protocolou um requerimento para implantação de iluminação pública no conjunto no Vista da Serra. Segundo o parlamentar, os moradores da localidade vêm enfrentando sérios problemas durante a noite com a escuridão da entrada do referido bairro.

Durante seu discurso na tribuna, o vereador falou sobre o problema de iluminação pública na cidade de Patos. Ferreira disse que a prefeitura ainda não conseguiu efetivar um contrato com uma empresa para prestação do serviço e criticou o poder executivo por terceirizar um serviço que poderia ser executado pela própria prefeitura.

Para o parlamentar, a gestão municipal terá que tomar uma providência para que o serviço de reposição de lâmpadas, bem como a manutenção elétrica do município seja feita até que uma empresa, quando for contratada, inicie o serviço.

“O prefeito deveria licitar a iluminação pública e a prefeitura realizar o serviço. Se for esperar pela contratação de uma empresa, vai demorar muito. Prefeito, contrate quatro equipes para realizarem os serviços. Você não dar equipamentos, não dar lâmpadas e depois vai dizer que precisa terceirizar. Justificou.

Jamerson pontuou a importância dos parlamentares fiscalizarem a contratação de empresas para gerirem serviços na cidade de Patos. Para ele, “a terceirização é uma sangria enorme para os cofres públicos, que o diga o ex-governador Ricardo Coutinho e a Operação Calvário. [Se referindo à investigação que culminou na prisão do ex-governador acusado de contratar e receber propina de uma empresa terceirizada. A empresa teria desviado milhões de reais da saúde e educação.

O processo de licitação para contratação de uma empresa que será responsável pelo serviço de manutenção da iluminação pública do município já foi aberto e as dez empresas participantes no certame foram desclassificadas na primeira etapa.

Os vereadores Sales Junior e José Gonçalves sugeriram que a prefeitura faça uma compra emergencial de lâmpadas para o município.

Nossa opinião – Concordo com o vereador Jamerson Ferreira quanto à desnecessidade de contrato de manutenção da iluminação pública. Na sua interinidade Bonifácio reduziu as despesas com o serviço que antes eram da ordem de trezentos mil reais mensais, salvo engano, para menos de cem mil reais. Locou um caminhão cesto para troca de lâmpadas e utilizou os eletricistas do quadro da prefeitura. Esses contratos de manutenção são fontes de desvios de recursos. Um caminhão cesto custa em torno de quinhentos mil reais. Com o dinheiro de dois meses de contrato a prefeitura compraria um carro destes e utilizaria os eletricistas da prefeitura e, se insuficientes estes, contrataria mais alguns eletricistas e colocaria pessoas de confiança para fazerem o controle do material utilizado e fiscalizarem as substituições de lâmpadas e outros materiais utilizados na manutenção. Sairia muito mais barato do que esses contratos de terceirização.

Concordo também com Jamerson sobre a necessidade de fiscalizar todos os contratos de terceirização. Contrato de lixo, contrato de fornecimento de medicamentos, contratos de fornecimentos de gêneros para a merenda escolar e assim  por diante, todos fontes conhecidas de desvios. Outro desvio é dos produtos da merenda escolar feito dentro das próprias escolas e por funcionários da prefeitura.. E a de medicamentos feitos nos postos médicos.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *