Voltamos à bandeira laranja, de quem é a culpa?

By | 22/02/2021 6:49 am

(Misael Nóbrega de Sousa, 21/02/2021)

Desde o mês de fevereiro do ano passado, que foi escancarada a realidade de um sistema de saúde cheio de complexidades e onde boa parte da população brasileira vive sem o amparo social, econômico e médico necessários para enfrentar esta crise pandêmica do novo coronavirus. Mas, estávamos resistindo, mesmo com os vários perrengues e milhares de mortes.

Agora me chega essa notícia: “Patos voltou à bandeira laranja, segundo nova avaliação do governo do Estado”. De quem é a culpa? Pergunto. A culpa é da gestão municipal? Do prefeito, em particular? Do secretário de saúde ou do coordenador da vigilância epidemiológica? Da falta de testes? Da falta de medicamentos? Da falta de EPI’s? Da falta de leitos nos hospitais? Da falta de insumos? De mais profissionais de saúde?

Dos diretores de escolas que querem o retorno das atividades presenciais? Dos donos de lojas que preferem os seus estabelecimentos abertos? De quem promove eventos clandestinos? Dos bares e restaurantes? Das igrejas? De presidente Bolsoraro? Do ministro Pazzuello? Do congresso Nacional? Da falta de um planejamento estratégico bem lá no inicio? Do negacionismo, tão falado? Da politização da crise? De não ter feito lockdown antes?

Da pouca quantidade de vacina para alcançar a imunidade de rebanho? De não ter uma comunicação eficiente, tampouco fiscalização? Dos fura-filas? Das aglomerações das eleições municipais? Das confraternizações de final de ano? Das praias lotadas no período de carnaval?

A culpa é sempre do outro, né? A psicologia explica isso.

Fiquei sabendo que hoje, em Patos, de cada 50 testes de Swab, 37 dão positivo. Ao negar as suas reponsabilidades com a prevenção, você não está abdicando do direito de não se proteger, você está condenando o outro. Não é só a sua vida que está em jogo. Mas, da vida de todos nós. Quantas pessoas mais ainda precisam morrer?

“Funcionários de vários setores se juntaram para fazer uma oração pelos pacientes que estão internados na unidade de um hospital aqui do sertão”.

É isso? estamos entregues nas mãos de Deus? Deus não está nos punindo… Saiba disso. Deus não está nos punindo! Você é que está sendo irresponsável por ignorar todos os avisos.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *