Dr. Pedro Augusto fala sobre eficácia da vacina, mas sente-se temeroso diante do poder de letalidade da Covid-19. Ouça
(Patos Online)
O médico patoense, Dr. Pedro Augusto Timóteo, que desde o início da pandemia do novo coronavírus vem atuando na linha de frente no Hospital Regional de Patos, falou para a TV Sol nessa segunda-feira (8), e na oportunidade comentou sobre o cenário atual de casos crescentes da Covid-19, dos leitos ocupados em Patos, destacando ainda o poder de letalidade do vírus e de suas mutações.
Em um dos momentos da entrevista, Pedro Augusto explicou que o coronavírus tem conseguido driblar os anticorpos das pessoas e assim cria uma nova variante de si mesmo, se tornando mais poderoso e letal.
Sobre a vacina, o médico disse que a expectativa de todos, e também da classe médica, é que a eficácia do imunizante seja suficiente para conter o avanço do coronavírus. Caso contrário, o risco de colapso generalizado em todo o país seria real.
Ainda em sua análise, Pedro Augusto deixou claro que o vírus causador da Covid-19 está mais mutável e letal a ponto de não escolher idade ou condições de saúde dos pacientes.
Nesse caso, a vírus está se adaptando a cada organismo e isso gera a necessidade de maiores cuidados preventivos por parte de cada cidadão, antes que uma grande parcela da população brasileira seja hospitalizada com uma abrangência ainda maior.
Clique e ouça mais detalhes no áudio.
Nossa opinião – Muito pertinente a preocupação do Dr. Pedro Augusto, com a experiência de quem está linha de frente desde o início da pandemia. É uma pena que muita gente não se conscientize da seriedade do momento pelo qual estamos passando e não atenda às recomendações das autoridades sanitárias para se precaver diante da pandemia. Infelizmente estas pessoas inconsequentes são justamente as responsáveis pelos milhares de morte de todo o dia. Ao circularem sem obedecer às recomendações das autoridades sanitárias, na volta para casa levam consigo o vírus e se tornam diretamente responsáveis pela morte de seus avós, pais, filhos, irmãos, familiares outros e vizinhos. (LGLM)