(Com informações da Coordecom)
A Secretaria de Saúde de Patos retomou durante esta semana a vacinação de dois grupos: os maiores de 80 anos e os maiores de 75 anos. Logo após ter iniciado o calendário de vacinação das pessoas idosas a partir de 80 anos, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na sexta-feira (5/03), a sexta remessa com 1.340 doses de vacina contra a Covid-19 para dar continuidade à imunização desse público, incluindo também as pessoas a partir de 75 anos.
Portanto, o calendário que já concluiu a vacinação das pessoas idosas com mais de 80 anos, nas unidades de saúde do DGA 3, teve continuidade a partir da segunda-feira (8), já contemplando idosos a partir dos 75 anos.
A divisão da cidade em quatro áreas (DGAs) visa organizar de forma eficaz o fluxo de vacinação de cada faixa etária de idosos, conforme a entrega gradativa de novas doses por meio do Governo do Estado.
*Obs:*Os idosos entre 75 e 79 anos, e pertencentes ao DGA 3, que não foram imunizados antes da chegada da nova remessa de doses, serão vacinados nos dias 18 e 19 de março, juntamente com os idosos da zona rural de Patos, conforme calendário divulgado.
Os idosos acima de 80 anos e os de 75 a 79 anos serão vacinados de acordo com a seguinte programação, de acordo com a DGA em que more a pessoa e o PSF em que seria atendida normalmente: Na DGA 1 que compreende os bairros de Belo Horizonte, Jardim Queiroz e adjacências, a vacina será aplicada nos PSFs Maurício Cajuaz e Maria Madalena, em um dos expedientes, e nos demais nos dois expedientes, nos dias 15, 16 e 17 de março. Na DGA 2, compreendendo Centro, Morro, Liberdade, Bivar Olinto e adjacências, a vacinação foi nos dias 8, 9 e 10 de março; na DGA 3, que compreende os bairros de Brasília, Salgadinho, São Sebastião, Vitória e adjacências, a vacina será aplicada em todos os PSFs, nos dois expediente, nos dias 18 e 19 de março, e na DGA 4, que compreende o Santo Antônio, Jatobá, Monte Castelo e adjacências, a vacinação foi feita nos PSFs Pedro Leandro, Metódio Leitão, Yoyô Laureano e Evaristo Guedes, em um dos expedientes, e nos demais nos dois expedientes, nos dias 11, 12 e 13 de março. (LGLM)